Filip Calixto   |   04/12/2024 12:19

Abav Meeting: salvar dinheiro viabiliza a realização de sonhos, afirma Mauro Calil

Palestrante veio ao evento para afalar sobre educação financeira e como pensar melhor a economia prática

PANROTAS / Emerson Souza
Mauro Calil foi um dos palestrantes do Abav MeetingSP
Mauro Calil foi um dos palestrantes do Abav MeetingSP

No primeiro dia do Abav MeetingSP, evento que ocorre nesta quarta-feira (4), em São Paulo, o economista e colunista da CBN, Mauro Calil destacou a importância de "salvar dinheiro" como estratégia para alcançar grandes objetivos, como viajar.

Falando diretamente para agentes de viagens, Calil apresentou conceitos de inteligência financeira que vão além da simples economia, incentivando escolhas mais conscientes para transformar sonhos em realidade.

"O segredo não é poupar ou economizar, mas salvar dinheiro. Trata-se de retirar do consumo tolo e aplicar naquilo que realmente importa"

explicou o palestrante

Ele ressaltou que a educação financeira não deve ser encarada como um esforço para cortar pequenos prazeres do dia a dia, como o famoso exemplo de deixar de tomar cafezinho.

"Educação financeira é sobre dominar o dinheiro, e não o contrário. É encontrar felicidade ao alinhar gastos aos seus verdadeiros propósitos"

completou Mauro Calil

Calil compartilhou uma experiência pessoal para ilustrar sua mensagem. Durante a pandemia, em uma viagem a Morro de São Paulo, decidiu aplicar o dinheiro salvo para evitar uma situação incômoda: em vez de retornar de barco, optou por um passeio de helicóptero. Para ele, o episódio reforça que viajar é uma prioridade que pode justificar escolhas de investimento, desde que estejam alinhadas a um propósito maior.

Viagens como objetivo e propósito

O palestrante destacou que as viagens são uma das experiências mais gratificantes, mesmo quando algo dá errado. "Até quando é ruim, viajar é bom", afirmou. Segundo ele, ao definir objetivos maiores, como viagens, as pessoas deixam de viver como "um barco à deriva" e ganham direção ao aplicar o dinheiro salvo nesses projetos.

Calil enfatizou a necessidade de mudar a lógica tradicional de consumo: deixar de "aproveitar agora para pagar depois" e adotar uma mentalidade de planejamento, priorizando o que realmente importa. "Os pequenos prazeres diários podem comprometer grandes prazeres. E viajar é um grande prazer", disse.

Como salvar dinheiro de forma inteligente

Para facilitar a avaliação financeira, Calil apresentou um guia prático para decisões de consumo:

  • Mais custo do que benefício: não faça.
  • Algum benefício, mesmo com custo: avalie.
  • Menos benefício e menos custo: reflita sobre a necessidade.
  • Mais benefício com menos custo: siga em frente.

A palestra marcou o início do Abav MeetingSP, que segue até o final do dia, reunindo profissionais do setor para discutir tendências e estratégias no mercado de viagens.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados