Filip Calixto   |   04/12/2024 13:31
Atualizada em 04/12/2024 13:32

Bilhete aéreo ainda está caro demais? Companhias explicam percepção do mercado

Executivos de Azul, Gol e Latam explicaram o ponto de vista e lembraram que a antecedência é o remédio

PANROTAS / Emerson Souza
Executivos explicaram pontos de vista das aéreas sobre a questão tarifária
Executivos explicaram pontos de vista das aéreas sobre a questão tarifária

Durante o painel que encerrou a manhã de Abav MeetingSP, realizado pela Abav-SP | Aviesp, o presidente Bruno Waltrick trouxe à tona uma questão sensível para o mercado de viagens: o preço médio dos bilhetes aéreos.

“Muito se fala no mercado de um ticket médio ainda alto demais nos bilhetes. Como vocês entendem isso? A passagem aérea ainda está com preços exageradamente caros?”, questionou Waltrick aos representantes das companhias aéreas presentes no evento.

O debate contou com a participação de Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam, Danillo Barbizan, diretor Comercial da Gol, e Anderson Serafim, gerente comercial da Azul Linhas Aéreas.

Apesar da percepção de altos custos, os três executivos destacaram que a tarifa média atual reflete uma série de fatores, entre eles inflação, demanda e comportamento dos consumidores, e argumentaram que os valores não estão exorbitantes.

Cenário tarifário e planejamento do viajante

Aline Mafra destacou que, ajustando os valores ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), as tarifas médias deste ano estão abaixo das registradas nos anos 2000. Segundo ela, o aumento do planejamento por parte dos viajantes, com compras feitas com maior antecedência, é um dos fatores que têm reduzido o preço médio das passagens.

“Nós não estamos contando essa história de forma clara para o consumidor. Muitos conseguem adquirir bilhetes a preços acessíveis, mas a percepção geral ainda é de que a tarifa aérea está cara”

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam

Ela também enfatizou que os dados são públicos e podem ser consultados no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Para ela, é necessário melhorar a comunicação com o mercado para reverter a visão de que os preços são sempre altos.

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Inflação e repasse de custos

Anderson Serafim reforçou que as companhias aéreas, muitas vezes, são vistas como vilãs, mas nem sempre conseguem repassar os aumentos de custos operacionais aos consumidores. Ele apontou a importância de educar o cliente sobre o planejamento de viagens e o papel fundamental dos agentes de viagens na disseminação de informações.

“Nosso desafio é ensinar o viajante a se programar e entender as dinâmicas de preços. O agente de viagens pode ser um consultor essencial para ajudar o cliente a encontrar tarifas mais vantajosas”

Anderson Serafim, gerente comercial da Azul

Serafim ainda mencionou que o aumento da oferta tende a equilibrar os preços, mas ressaltou que isso depende da reação do mercado. “Se o mercado não absorver a oferta, o preço cai, mesmo com custos operacionais maiores”, disse.

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Anderson Serafim, gerente comercial da Azul
Anderson Serafim, gerente comercial da Azul

Consultoria como diferencial competitivo

Danillo Barbizan, da Gol, destacou o papel estratégico dos agentes de viagens na intermediação com os consumidores. Para ele, a consultoria oferecida por esses profissionais é um diferencial que não pode ser reproduzido por canais diretos, como sites das companhias ou sistemas automatizados.

“O momento da venda feito pelo agente é insubstituível. Ele organiza informações, facilita o processo e agrega valor para o passageiro que busca a melhor opção de compra”, afirmou o diretor.

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Danillo Barbizan, diretor dos Canais de Vendas da Gol
Danillo Barbizan, diretor dos Canais de Vendas da Gol

Barbizan também reforçou que o modelo de precificação das companhias aéreas é amplo, com tarifas que variam de valores muito baixos a altos, dependendo de fatores como demanda, disponibilidade de assentos e planejamento do passageiro.

“Quanto mais vendas entram pelo canal dos agentes, maior é a presença e o impacto positivo no mercado. Trabalhamos juntos para que o cliente perceba o valor desse serviço”

Danillo Barbizan

Com essas explicações, os representantes das companhias buscaram demonstrar que, embora a percepção de preços altos ainda exista, o cenário é mais complexo e depende de múltiplos fatores que vão além da tarifa em si. O papel dos agentes de viagens e o planejamento do consumidor foram apontados como elementos cruciais para otimizar custos e oferecer experiências melhores aos viajantes.

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