Veja as ações realizadas pela Iberia para reduzir seu impacto ambiental
Renovação da frota, operações mais eficientes e incentivo ao SAF estão entre os objetivos da aérea
A diretora de Sustentabilidade da Iberia, Teresa Parejo, esteve ontem (26) no Brasil e aproveitou sua passagem pelo País para conceder uma entrevista ao Portal PANROTAS. Ela falou sobre as ações que a companhia aérea tem realizado para reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, além de outras estratégias.
"A aviação responde por 2% ou 3 % de emissões de dióxido de carbono (CO2) globais. É uma porcentagem pequena, mas sabemos que não é tão insignificante assim, pois estamos falando de um setor de difícil descarbonização, que não pode fazer isso eletrificando-se, como outras áreas, que podem reduzir suas emissões de maneira mais rápida", comenta Teresa.
Segundo ela, os objetivos da companhia aérea são:
- Até 2025, reduzir em 10% as emissões de CO2 por passageiro-quilômetro;
- Até 2030, usar 10% de SAF;
- A partir de 2050, usar apenas soluções de remoção de carbono para mitigar as emissões restantes.
Renovação de frota e operações mais eficientes
Teresa também conta que o International Airlines Group (IAG) está investindo bilhões de dólares na renovação de frota, trazendo aeronaves que geram mais economia de combustível. Exemplo disso é a recente adição do A321 XLR à frota da Iberia. A aeronave de corredor único é uma grande aposta para a companhia, não só pelo fato de poder realizar voos transatlânticos, mas porque também gera uma economia de combustível de até 40% na comparação com aviões wide-body.
"Além da renovação de frota, estamos apostando em operações mais eficientes, aprimorando a forma como se operam os voos, por meio da digitalização de alguns processos extensos, além de outras medidas", afirma a executiva. Ela cita, ainda, as negociações do Céu Único Europeu, que visam melhorar o desempenho da gestão do tráfego aéreo, reduzindo o impacto ambiental da aviação em 10%.
"A aviação está consciente de que há um objetivo enorme de conseguir a descarbonização em um período muito curto de tempo. O IAG foi o primeiro grupo no mundo que se comprometeu a zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. Desde então, todo setor da aviação, por meio da Iata, se comprometeu com o mesmo objetivo", comenta a diretora de Sustentabilidade da Iberia.
Incentivo à produção de SAF
A Iberia também lançou medidas para posicionar a Espanha como líder na produção de combustível sustentável da aviação (SAF). Em parceria com a Cepsa, Vueling e a Associação Espanhola de Biocircularidade (BIOCIRC), a companhia aérea lançou um informe com 16 medidas econômicas e regulatórias para impulsionar a produção e o consumo de SAF, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental do setor aéreo e posicionar a Espanha como líder em Turismo sustentável.
O documento, titulado "Como tornar a Espanha líder europeia de SAF?", destaca que para a indústria produzir esse combustível sustentável será necessário um investimento de 22 milhões de euros na construção de instalações e geração de 270 mil postos de trabalhos até 2050. As entidades ainda creem que o desenvolvimento do SAF traria um impacto de 13 milhões de euros para o PIB espanhol até 2050.
Brasil no radar da Iberia
Segundo Teresa Parejo, o Brasil é um mercado que interessa muito para a Iberia. "Não é um mercado novo para nós, mas queremos aumentar a nossa aposta nele. Sabemos que o País investe em combustíveis sustentáveis e tem interesse na sustentabilidade, o que é coerente com os nossos objetivos", comenta.
"Estamos trabalhando, também, a medição dos impactos sociais no Brasil. A aviação tem consciência dos impactos negativos que gera no meio ambiente, mas também tem um positivo em termos sociais, pois gera emprego, riquezas, e contribui com o PIB do País. Em nossas rotas para o Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), geramos mais de seis mil empregos e contribuímos com 80 milhões de euros para o PIB", conta Teresa, lembrando que a companhia aérea também tem como foco os princípios que definem a boa governança, garantindo a ética do negócio e atuando junto aos parceiros com transparência.