Latam se prepara 'brutalmente' para voar ainda mais, diz CEO; veja novas rotas
Jerome Cadier, CEO, e Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil
Para onde a Latam Brasil irá em 2025? O que podemos esperar da companhia que segue como líder de mercado há mais de dois anos? E os desafios do setor aéreo... Como lidar? Para responder estas questões, Jerome Cadier, CEO, e Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil.
Ambos subiram ao palco do Momento Latam Trade, evento tradicional de celebração e premiação realizado nesta segunda-feira (25) para mais de 200 profissionais parceiros da Latam na Casa Fasano, em São Paulo, entre consolidadoras, operadoras, TMCs e companhias aéreas.
A Latam Brasil tem muito o que comemorar e agradecer neste ano de 2024. Segue líder de mercado doméstico e internacional, cresce em faturamento, registrou lucro no último trimestre, bateu recorde de aeronaves na frota e ainda ofertou 1,3 milhão de assentos a mais do que em 2023.
A grande novidade foi o anúncio de novas rotas para 2025. São elas: São Paulo-Rio Branco (a partir de março); Guarulhos-Pelotas (operações mantidas); Congonhas-Joinville (retomada das operações); e Congonhas-Ribeirão Preto (com metal Latam).
"A Latam vem se preparando brutalmente para voar cada vez mais em 2025 e 2026. Somente neste ano, são mil novos profissionais contratados. É claro que o crescimento poderia ser maior este ano (alta de 8 a 10% em termos de capacidade), mas não é maior pela dificuldade de colocar mais assentos no mercado, consequência direta da falta de aeronaves"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Segundo o executivo, a Latam está vivendo um momento estranho de demanda x preço. "Estamos voando com 90% de ocupação no preço que praticamos hoje! Acredito que o mercado não vai suportar esse nível de preço por muito tempo. Por outro lado, hoje há mais demanda do que as companhias conseguem ofertar", disse.
Sobre o preço das passagens aéreas, Jerome acredita que não deve recuar muito em 2025. "Estou preocupado é com o patamar do câmbio, que impacta nossas operações e empurra os preços ainda mais para cima. Não sei quão estes preços podem subir, mas a gente vai ter que monitorar através do câmbio", destacou Jerome.
Latam reorganizou a casa para hoje liderar mercado
Jerome Cadier voltou no tempo. Lembrou do momento que percebeu que a companhia estava tomando um rumo equivocado no Brasil. "Tivemos a humildade e a transparência de reconhecer que estávamos na direção errada, trazendo um produto menos atrativo para o cliente", disse ele.
Foi neste momento que a Latam perdeu passageiros frequentes e passageiros corporativos, dois elos considerados super importantes para a companhia. No entanto, o tempo passou, a companhia acertou a estratégia, se reestruturou financeiramente e buscou mais eficiência e redução de dívidas.
"Estávamos perdendo tanto os passageiros frequentes, como o corporativo. Nos reestruramos financeiramente e buscamos muito mais eficiência e redução de dívidas, além da aproximação com os passageiros frequentes e corporativos. Estes quatro fatores nos trouxeram para onde estamos hoje, ganhando vários prêmios e sendo reconhecido pelo cliente. Voltamos a ser líderes de mercado com crescimento sustentável, margens positivas e movimentos estratégicos que fazem sentido e com credibilidade. E a relação que temos com o trade, a gente nunca quis colocar em risco. Prezamos pelo trabalho de vocês com os clientes que mais importam, de maior valor, que sustentam uma companhia aérea"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Latam vai superar oferta em Porto Alegre em fevereiro
De acordo com a Aline Mafra, a palavra reestruturação ficou para trás e foi devidamente substituída por "transformação". Segundo ela, transformação de proposta de valor, principalmente. "Se eu tivesse que deixar um recado aqui é para a gente se juntar e transformar a experiência do nosso passageiro", disse ela.
A diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil também comentou sobre a retomada dos voos no Aeroporto Salgado Filho. "Em fevereiro, teremos mais voos em Porto Alegre do que antes das enchentes. E temos muito orgulho de também ter sido a primeira companhia a pousar na Base Aérea de Canoas", complementou.