Pedro Menezes   |   01/11/2024 16:30
Atualizada em 04/11/2024 08:21

Azul Fidelidade x Latam Pass x Smiles: qual melhor programa de fidelidade?

Azul Fidelidade, Latam Pass e Smiles estão constantemente revelando novidades para seus clientes


Veja uma comparação completa dos três programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras
Veja uma comparação completa dos três programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras

Azul Fidelidade, Latam Pass ou Smiles? Qual é o melhor programa de fidelidade do Brasil? Essa batalha de gigantes foi proposta pelo Portal PANROTAS, que vai destrinchar todos benefícios, vantagens, diferenciais e pontos a serem considerados na hora de escolher onde você vai pontuar na próxima vez que voar ou comprar algum produto.

Nesta verdadeira batalha de gigantes, o "buraco é muito mais embaixo", porque por trás destes programas estão as três grandes companhias aéreas brasileiras (Azul, Gol e Latam). E o mais legal disso tudo é que os três programas estão sempre se renovando, proporcionando novidades e facilitando o upgrade de categoria.

A Smiles, por exemplo, acabou de completar 30 anos com uma série de novidades. O Latam Pass, por sua vez, prepara diversas mudanças significativas para 2025, como o fim do mínimo para pontos qualificáveis. E a Azul Fidelidade também passou por mudanças em fevereiro deste ano. Até então, era conhecido como TudoAzul.

Mas e aí, qual é o melhor programa de fidelidade do Brasil? Essa vocês vão nos desculpar, mas fica difícil de opinar. Até porque, viajantes como a gente têm cadastros nos três programas de fidelidade, cada um com suas vantagens. Agora, se você entrou nesta matéria e ainda não tem cadastro em nenhum programa de fidelidade, me desculpe, caro leitor, mas você já perdeu muitas milhas e dinheiro pelo caminho.

Azul Fidelidade

Divulgação
O programa de fidelidade foi criado em 2009 com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes da companhia aérea
O programa de fidelidade foi criado em 2009 com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes da companhia aérea

Número de pessoas cadastradas: mais de 17,8 milhões de clientes, com alta de 9% em relação a outubro de 2023)

Categorias (e quantidade de milhas/pontos para subir de categoria):

  • Básico: primeira categoria do Programa, para fazer parte basta apenas se cadastrar gratuitamente
    • Validade de pontos: 2 anos
  • Topázio: 6 trechos ou 6 mil pontos qualificáveis
    • Validade de pontos: 3 anos
  • Safira: 10 trechos ou 10 mil pontos qualificáveis
    • Validade de pontos: 4 anos
  • Diamante: Nível mais alto no programa de fidelidade. Elegível a partir de 12 trechos voados e 12 mil pontos qualificáveis. Ou, gastos de R$ 25mil ao ano com passagens aéreas e serviços de experiência Azul.
    • Validade de pontos: 5 anos

Taxas de cancelamento de voo e taxas de emissão de passagens

Dentro do seu período de validade, o cliente pode solicitar alteração das passagens aéreas pagas com pontos Azul ou pontos Azul mais dinheiro no que diz respeito ao trecho, ao voo e à data da viagem, mediante pagamento da(s) respectiva(s) taxa(s) administrativa(s), de acordo com a disposição do contrato de transporte aéreo, diferenças tarifárias estipuladas e sob formas de pagamento aceitas pela Azul.

Também será permitido o cancelamento dos bilhetes válidos e não utilizados, com o reembolso dos pontos Azul respectivos na Conta Azul, mediante pagamento da(s) taxa(s) administrativa(s) aplicável(is), também de acordo com a disposição do contrato de transporte aéreo. Para reembolso dos Pontos Azul utilizados para a obtenção do bilhete a ser cancelado, os pontos Azul deverão estar dentro de sua validade.

Principais empresas parceiras

Copa Airlines, Emirates, Tap, Turkish Airlines, United, Air Canada e Gol.

Cartões de crédito co-branded

Divulgação
 Cartão Azul Itaú concede ao cliente benefícios como descontos em passagens Azul e em produtos e serviços
Cartão Azul Itaú concede ao cliente benefícios como descontos em passagens Azul e em produtos e serviços

A Azul possui o cartão que foi eleito o melhor cobranded do mercado, o Cartão Azul Itaú. Dividido em quatro variantes (Internacional, Gold, Platinum e Visa Infinite), o Cartão Azul Itaú concede ao cliente benefícios como descontos em passagens Azul e em produtos e serviços, como Azul Viagens, Clube Azul e compra de pontos, além de possibilidade de acompanhante grátis em viagens nacionais e internacionais (Passagem Cortesia), upgrade de cabine (sujeito à disponibilidade), entre outros.

Os clientes que possuem o Cartão Azul Itaú e assinatura do Clube Azul (produto de assinatura de pontos), por exemplo, ganham 50% de pontos bônus sobre os pontos acumulados no cartão. Também podem ganhar mais pontos usando as parcerias da Azul com empresas de varejo e serviço para pontuação bonificada, ganhando ainda mais com o pagamento sendo feito no cartão de Crédito Azul Itaú.

Neste mês de outubro, o Cartão Azul Itaú completou 10 anos de lançamento. Somente nos últimos 12 meses, o produto teve um crescimento de mais de 50% na base de clientes do cartão Infinite, a variante premium do cartão.

O bom resultado e o crescimento refletem o reconhecimento do público das vantagens que o produto oferece aos Clientes, como até 5,25 pontos Azul a cada dólar gasto e acompanhantes grátis em 2 viagens, a cada 12 meses (atingindo 50 mil pontos acumulados), para Clientes que possuem o Cartão Azul Itaú Visa Infinite.

Exclusividades do programa (diferenciais)

Principais vantagens de fazer parte do Programa de Fidelidade da Azul:

  • Resgate de passagens aéreas com pontos para mais de 3 mil destinos com a Azul e companhias parceiras
  • Resgate de produtos, serviços ou o pacote de viagens completo
  • Tarifa Congelada
  • Cartão Cobranded e assinatura de Clube Azul que possibilitam upgrade de categoria
  • Passagem gratuita para acompanhante*
  • Bagagem despachada gratuita*
  • Embarque e check-in prioritários*
  • Acesso ao lounge Viracopos*
  • Assentos no Espaço Azul*

*Benefícios sujeito ao acúmulo de pontos qualificáveis necessários para cada categoria.

História no mercado

Divulgação
Azul Fidelidade comemora 15 anos de história em 2024
Azul Fidelidade comemora 15 anos de história em 2024

O programa de fidelidade foi criado em 2009 com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes da companhia aérea. Oferecendo uma experiência completa, na qual seus clientes podem acumular pontos voando, transferindo pontos do seu cartão de crédito para o programa, assinando o Clube ou comprando com um dos nossos parceiros.

No primeiro semestre deste ano, o Azul Fidelidade registrou números recordes de emissão de passagens. Em relação aos seis primeiros meses de 2023, os resgates de passagens cresceram 20% neste ano, inclusive superando o período antes da pandemia da Covid-19.

Latam Pass

Divulgação
O Latam Pass não tem qualquer taxa adicional para a emissão de passagens com pontos
O Latam Pass não tem qualquer taxa adicional para a emissão de passagens com pontos

Número de pessoas cadastradas: cerca de 24 milhões, com crescimento acima de 8% na comparação com 2023.

Categorias (e quantidade de milhas/pontos para subir de categoria):

A partir de 1º de janeiro de 2025 o programa passará por algumas mudanças. Contará com com quatro categorias

  • Gold (a partir de 12 mil Pontos Qualificáveis);
  • Platinum (a partir de 35 mil Pontos Qualificáveis);
  • Black (a partir de 100 mil Pontos Qualificáveis);
  • Black Signature (a partir de 200 mil Pontos Qualificáveis).

Essas categorias passam a ser alcançadas integralmente com pontos qualificáveis, sendo eliminada a opção de qualificação por trechos. Também será possível acumular pontos qualificáveis com as compras de serviços adicionais disponíveis para voos Latam e haverá um acréscimo de 50% nos pontos qualificáveis para clientes que voarem nas nossas cabines premium ou ainda comprando a tarifa Top.

A companhia eliminará a regra que exige um acúmulo mínimo de pontos qualificáveis em voos Latam. Isto significa que 100% dos pontos qualificáveis acumulados em voos Latam, de companhias aéreas parceiras ou em gastos com o cartão de crédito serão considerados para manter ou dar acesso a uma nova Categoria Elite.

Política de vencimento de milhas/pontos

Também em janeiro de 2025 entra em vigor a nova política de vencimento de pontos Latam Pass, que oferecerá a possibilidade de o cliente ter pontos que não expiram à medida que seguir voando com a Latam. O prazo de validade inicial dos pontos segue sendo de 24 meses, contados a partir do acúmulo.

A mudança prevê, no entanto, que sempre que o cliente acumular pontos Latam Pass em voos com a Latam, todos os demais pontos serão renovados automaticamente por mais 36 meses, contados a partir da data do voo.

Taxas de cancelamento de voo e taxas de emissão de passagens

Divulgação
São 15 companhias aéreas parceiras para acúmulo e resgate de pontos Latam Pass
São 15 companhias aéreas parceiras para acúmulo e resgate de pontos Latam Pass

O Latam Pass não tem qualquer taxa adicional para a emissão de passagens com pontos, e as taxas para reembolso ou remarcação de passagens seguem a mesma regra de uma passagem paga em dinheiro e variam de acordo com o perfil tarifário escolhido.

Principais empresas parceiras

Itaú, Livelo, Esfera, Caixa Econômica Federal, C6, Amazon, Booking, Rede Ipiranga, Premmia, Audi e Supermercados Justo.

Quantidade de empresas aéreas parceiras

São 15 companhias aéreas parceiras para acúmulo e resgate de pontos Latam Pass, entre as quais se destacam Delta e Qatar, onde também é possível o acúmulo de pontos qualificáveis.

Cartões de crédito co-branded

Divulgação
Cartões de crédito do Latam Pass
Cartões de crédito do Latam Pass

Itaú - Bandeiras Visa e Mastercard

Exclusividades do programa (diferenciais)

O Latam Pass é o único programa de fidelidade aéreo do país que disponibiliza 100% dos assentos para o resgate em pontos na maior e melhor malha aérea da América do Sul, e a partir de 2025 o primeiro a permitir que os pontos não expirem enquanto o participante se mantiver ativo no programa através do acúmulo de pontos em voos Latam.

E quanto a benefícios de viagens, disponibiliza o special services (concierge que acompanha toda a jornada do passageiro Black Signature na sua viagem), upgrades de cabines e embarque remoto em veículos Audi Q8 e-tron no aeroporto de Congonhas.

História no mercado

Em 2024, a Latam celebra mais de três décadas com o programa de fidelização mais longevo e bem avaliado da aviação brasileira. O Latam Pass é uma evolução dos programas de fidelização anteriores da LAN e da TAM, como o TAM Fidelidade, que foi o primeiro programa de fidelização de companhias aéreas no Brasil, criado em 1993.

A marca Latam Pass foi lançada em 2019 para simplificar o branding do programa, facilitar o resgate de passagens, e principalmente aumentar a oferta de benefícios e promoções, representando a evolução do programa de benefícios da Latam para o estado da arte.

Smiles

Divulgação
Atualmente, Smiles conta com uma ampla rede de mais de 100 parceiros nos setores de Turismo, entretenimento e varejo
Atualmente, Smiles conta com uma ampla rede de mais de 100 parceiros nos setores de Turismo, entretenimento e varejo

Número de pessoas cadastradas: mais de 23 milhões de clientes. O número de clientes Smiles aumentou 6,5% no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023.

Categorias (e quantidade de milhas/pontos para subir de categoria):

O programa possui quatro categorias, ao se cadastrar, o usuário já começa na categoria Smiles. A próxima categoria é a Prata, que é necessária ter 6.000 milhas qualificáveis ou 6 trechos qualificáveis. A seguinte é a Ouro que para fazer parte é necessário ter 12.000 milhas qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis. E a última categoria é a Diamante que são necessárias 24.000 milhas qualificáveis ou 24 trechos qualificáveis.

Em 2023, a Smiles simplificou seu programa de passageiro frequente, distribuindo benefícios e recompensas durante toda a jornada do cliente — e não somente quando o mesmo atinge uma nova categoria — algo inédito entre os programas de fidelidade. Dentro da categoria Diamante, a empresa ainda lançou um reconhecimento máximo com benefícios exclusivos, chamado Diamante Magno.

Em relação à mudança de categoria, ela acontece no momento em que é atingida a quantidade de milhas ou trechos qualificáveis necessários para subir de categoria. Isso pode ocorrer em qualquer período do ano e, automaticamente, o cliente já pode aproveitar os novos benefícios.

Política de vencimento de milhas/pontos

O prazo de validade das milhas Smiles varia de acordo com a forma que as milhas foram acumuladas. Por exemplo, caso as milhas sejam acumuladas em voos da Gol, ela varia de acordo com a categoria também (Smiles e Prata - 6 anos; Ouro- 8 anos; Diamante - 20 anos).

Em companhias aéreas parceiras, a validade é de 3, 4 e 10 anos respectivamente (Smiles e Prata, Ouro e Diamante). Milhas bônus em promoções, a validade é de 12 meses. Para milhas resgatáveis transferidas dos bancos, milhas com parceiros do Universo do Viajante e Shopping, a categoria Smiles e Prata são 3 anos, para quem é Ouro é 4 anos e para quem é Diamante é 10 anos.

As milhas para clientes do Clube Smiles tem validade de 10 anos e foi anunciado recentemente que os clientes Clube a partir do plano 7.000 tem milhas que nunca expiram.

Para verificar a validade das milhas basta acessar o login no site da Smiles e no lado esquerdo e superior da página, é possível ver o saldo de milhas acumuladas em Meus Dados e para saber a validade, verifique o quadro Milhas a Expirar. Segundo a empresa, as milhas Smiles são uma das com maiores validades no mercado de fidelização no Brasil. Para conferir as demais políticas de vencimento de milhas.

Taxas de cancelamento de voo e taxas de emissão de passagens

Divulgação
O prazo de validade das milhas Smiles varia de acordo com a forma que as milhas foram acumuladas
O prazo de validade das milhas Smiles varia de acordo com a forma que as milhas foram acumuladas

Se o cancelamento for do cliente, o valor da taxa de reembolso de milhas é no valor de R$ 400 por trecho e por passageiro. Se for cancelado pela Gol, é isento de taxas.

Principais empresas parceiras

Atualmente, a Smiles conta com uma ampla rede de mais de 100 parceiros nos setores de Turismo, entretenimento e varejo, que vão desde instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito até os principais varejistas do Brasil, além de hotéis, experiências de viagem, seguros, saúde e postos de combustível.

No Universo do Viajante é possível encontrar empresas parceiras como Booking, Movida, Localiza, Rentcars, Mobifácil, Agaxtur Cruzeiros e outras que auxiliam o viajante a compor sua viagem.

O Shopping Smiles, marketplace do programa, possui cerca de 20 parceiros que trazem um vasto portfólio de mais de 100 mil produtos e serviços. Entre os parceiros nessa categoria estão, Posto Ipiranga (KMV), Portal das Malas, Renner, Época Cosméticos, Magalu, Casas Bahia, etc. A Smiles também tem parceria com a Uber.

Quantidade de empresas aéreas parceiras

Atualmente, Gol e mais de 50 companhias aéreas parceiras que juntas voam para mais de 1.600 destinos ao redor do mundo.

Cartão de crédito co-branded

Divulgação
Cartão Gol Smiles dá direito a vários benefícios como check-in e embarque prioritários, acesso às salas VIP em aeroportos, dentre outros
Cartão Gol Smiles dá direito a vários benefícios como check-in e embarque prioritários, acesso às salas VIP em aeroportos, dentre outros

Hoje, na Smiles, o cartão de crédito co-branded que é emitido por três bancos parceiros - Bradesco, Banco do Brasil e Santander. Além de juntar milhas, o cartão traz benefícios para quem vai viajar, desde antes do voo em si.

Dependendo da variante, o cartão Gol Smiles dá direito a vários benefícios como check-in e embarque prioritários, acesso às salas VIP em aeroportos, dentre outros. Para quem é das categorias Infinite e Platinum, o cartão também permite despachar a primeira bagagem gratuitamente em voos Gol, além de acessar de forma ilimitada aos Lounges Gol Smiles.

São quatro opções de cartão: Internacional, Gold, Platinum e Infinite, emitidos pelo Banco do Brasil, Bradesco e Santander. Os usuários também contam com o Milhasback (milhas que retornam para o cliente que pagar itens de produtos e/ou contratar serviços no ecossistema Smiles com o cartão). Além disso, a variante do Cartão de crédito Gol Smiles Visa Infinite, proporciona 5,5 milhas por dólar gasto.

Exclusividade do programa (diferenciais)

O programa Smiles conta com um dos maiores portfólios de parceiros e serviços no país, sendo uma das mais completas do setor, proporcionando aos clientes uma ampla gama de oportunidades para juntar e utilizar milhas. São opções que vão desde hotéis, aluguel de carros, e lojas de varejo até ingressos para eventos e experiências exclusivas.

Outro diferencial, é que os clientes podem utilizar milhas para solicitar upgrades de classe em voos, além de ter à disposição a opção Smiles + dinheiro, que combina milhas com dinheiro, oferecendo flexibilidade no fechamento das compras. Recentemente, lançamos a opção compra de passagens aéreas utilizando 100% dinheiro, ampliando as alternativas de pagamento e simplificando ainda mais a jornada do cliente.

No programa de passageiro frequente, a Smiles é pioneira ao oferecer benefícios intermediários antes mesmo da mudança de categoria, potencializando a experiência dos usuários.

Como pilar estratégico de inovação, a Smiles lançou no primeiro semestre o projeto Tangerina, o novo Design System, visando aprimorar a jornada e experiência do cliente, o projeto foi pioneiro no setor aéreo e de fidelidade já está aplicado na plataforma da Smiles que tem sido um pilar fundamental na transformação dos produtos e serviços oferecidos pelas marcas do Grupo.

História no mercado

Divulgação
Clube Smiles foi o primeiro clube de assinaturas de milhas do Brasil
Clube Smiles foi o primeiro clube de assinaturas de milhas do Brasil

Em outubro de 2024, a Smiles completa 30 anos. O programa era encabeçado por empresas como a Varig, que criou a Smiles e, com a compra da empresa pela Gol, a companhia aérea manteve o mesmo sistema de fidelidade, já bastante apreciado pelos clientes.

A Smiles sempre esteve à frente das empresas do setor de fidelização e segue assim depois de 30 anos. Um ponto forte da sua história é de como a Smiles ajudou o mercado a democratizar as viagens de avião e trouxe a viagem por milhas em companhias aéreas que não eram comuns no Brasil.

Entre os destaques de produtos que revolucionaram o mercado, está o Clube Smiles, primeiro clube de assinaturas de milhas. Além disso, houve a a criação da conta família, o Viaje Fácil com possibilidade de programar viagens com até 365 dias, o Shopping Smiles, que oferece acúmulo e resgate de milhas com marcas de cosméticos, pet, saúde, eletrônicos, etc.

E, após 30 anos, o grande objetivo da Smiles segue o mesmo, fornecer uma plataforma de viagens cada vez mais completa para contemplar toda a jornada do viajante, além do propósito de transformar as pessoas por meio da viagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados