Azul Fidelidade x Latam Pass x Smiles: qual melhor programa de fidelidade?
Azul Fidelidade, Latam Pass e Smiles estão constantemente revelando novidades para seus clientes
Azul Fidelidade, Latam Pass ou Smiles? Qual é o melhor programa de fidelidade do Brasil? Essa batalha de gigantes foi proposta pelo Portal PANROTAS, que vai destrinchar todos benefícios, vantagens, diferenciais e pontos a serem considerados na hora de escolher onde você vai pontuar na próxima vez que voar ou comprar algum produto.
Nesta verdadeira batalha de gigantes, o "buraco é muito mais embaixo", porque por trás destes programas estão as três grandes companhias aéreas brasileiras (Azul, Gol e Latam). E o mais legal disso tudo é que os três programas estão sempre se renovando, proporcionando novidades e facilitando o upgrade de categoria.
A Smiles, por exemplo, acabou de completar 30 anos com uma série de novidades. O Latam Pass, por sua vez, prepara diversas mudanças significativas para 2025, como o fim do mínimo para pontos qualificáveis. E a Azul Fidelidade também passou por mudanças em fevereiro deste ano. Até então, era conhecido como TudoAzul.
Mas e aí, qual é o melhor programa de fidelidade do Brasil? Essa vocês vão nos desculpar, mas fica difícil de opinar. Até porque, viajantes como a gente têm cadastros nos três programas de fidelidade, cada um com suas vantagens. Agora, se você entrou nesta matéria e ainda não tem cadastro em nenhum programa de fidelidade, me desculpe, caro leitor, mas você já perdeu muitas milhas e dinheiro pelo caminho.
Azul Fidelidade
Número de pessoas cadastradas: mais de 17,8 milhões de clientes, com alta de 9% em relação a outubro de 2023)
Categorias (e quantidade de milhas/pontos para subir de categoria):
- Básico: primeira categoria do Programa, para fazer parte basta apenas se cadastrar gratuitamente
- Validade de pontos: 2 anos
- Topázio: 6 trechos ou 6 mil pontos qualificáveis
- Validade de pontos: 3 anos
- Safira: 10 trechos ou 10 mil pontos qualificáveis
- Validade de pontos: 4 anos
- Diamante: Nível mais alto no programa de fidelidade. Elegível a partir de 12 trechos voados e 12 mil pontos qualificáveis. Ou, gastos de R$ 25mil ao ano com passagens aéreas e serviços de experiência Azul.
- Validade de pontos: 5 anos
Taxas de cancelamento de voo e taxas de emissão de passagens
Dentro do seu período de validade, o cliente pode solicitar alteração das passagens aéreas pagas com pontos Azul ou pontos Azul mais dinheiro no que diz respeito ao trecho, ao voo e à data da viagem, mediante pagamento da(s) respectiva(s) taxa(s) administrativa(s), de acordo com a disposição do contrato de transporte aéreo, diferenças tarifárias estipuladas e sob formas de pagamento aceitas pela Azul.
Também será permitido o cancelamento dos bilhetes válidos e não utilizados, com o reembolso dos pontos Azul respectivos na Conta Azul, mediante pagamento da(s) taxa(s) administrativa(s) aplicável(is), também de acordo com a disposição do contrato de transporte aéreo. Para reembolso dos Pontos Azul utilizados para a obtenção do bilhete a ser cancelado, os pontos Azul deverão estar dentro de sua validade.
Principais empresas parceiras
Copa Airlines, Emirates, Tap, Turkish Airlines, United, Air Canada e Gol.
Cartões de crédito co-branded
A Azul possui o cartão que foi eleito o melhor cobranded do mercado, o Cartão Azul Itaú. Dividido em quatro variantes (Internacional, Gold, Platinum e Visa Infinite), o Cartão Azul Itaú concede ao cliente benefícios como descontos em passagens Azul e em produtos e serviços, como Azul Viagens, Clube Azul e compra de pontos, além de possibilidade de acompanhante grátis em viagens nacionais e internacionais (Passagem Cortesia), upgrade de cabine (sujeito à disponibilidade), entre outros.
Os clientes que possuem o Cartão Azul Itaú e assinatura do Clube Azul (produto de assinatura de pontos), por exemplo, ganham 50% de pontos bônus sobre os pontos acumulados no cartão. Também podem ganhar mais pontos usando as parcerias da Azul com empresas de varejo e serviço para pontuação bonificada, ganhando ainda mais com o pagamento sendo feito no cartão de Crédito Azul Itaú.
Neste mês de outubro, o Cartão Azul Itaú completou 10 anos de lançamento. Somente nos últimos 12 meses, o produto teve um crescimento de mais de 50% na base de clientes do cartão Infinite, a variante premium do cartão.
O bom resultado e o crescimento refletem o reconhecimento do público das vantagens que o produto oferece aos Clientes, como até 5,25 pontos Azul a cada dólar gasto e acompanhantes grátis em 2 viagens, a cada 12 meses (atingindo 50 mil pontos acumulados), para Clientes que possuem o Cartão Azul Itaú Visa Infinite.
Exclusividades do programa (diferenciais)
Principais vantagens de fazer parte do Programa de Fidelidade da Azul:
- Resgate de passagens aéreas com pontos para mais de 3 mil destinos com a Azul e companhias parceiras
- Resgate de produtos, serviços ou o pacote de viagens completo
- Tarifa Congelada
- Cartão Cobranded e assinatura de Clube Azul que possibilitam upgrade de categoria
- Passagem gratuita para acompanhante*
- Bagagem despachada gratuita*
- Embarque e check-in prioritários*
- Acesso ao lounge Viracopos*
- Assentos no Espaço Azul*
*Benefícios sujeito ao acúmulo de pontos qualificáveis necessários para cada categoria.
História no mercado
O programa de fidelidade foi criado em 2009 com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes da companhia aérea. Oferecendo uma experiência completa, na qual seus clientes podem acumular pontos voando, transferindo pontos do seu cartão de crédito para o programa, assinando o Clube ou comprando com um dos nossos parceiros.
No primeiro semestre deste ano, o Azul Fidelidade registrou números recordes de emissão de passagens. Em relação aos seis primeiros meses de 2023, os resgates de passagens cresceram 20% neste ano, inclusive superando o período antes da pandemia da Covid-19.
Latam Pass
Número de pessoas cadastradas: cerca de 24 milhões, com crescimento acima de 8% na comparação com 2023.
Categorias (e quantidade de milhas/pontos para subir de categoria):
A partir de 1º de janeiro de 2025 o programa passará por algumas mudanças. Contará com com quatro categorias
- Gold (a partir de 12 mil Pontos Qualificáveis);
- Platinum (a partir de 35 mil Pontos Qualificáveis);
- Black (a partir de 100 mil Pontos Qualificáveis);
- Black Signature (a partir de 200 mil Pontos Qualificáveis).
Essas categorias passam a ser alcançadas integralmente com pontos qualificáveis, sendo eliminada a opção de qualificação por trechos. Também será possível acumular pontos qualificáveis com as compras de serviços adicionais disponíveis para voos Latam e haverá um acréscimo de 50% nos pontos qualificáveis para clientes que voarem nas nossas cabines premium ou ainda comprando a tarifa Top.
A companhia eliminará a regra que exige um acúmulo mínimo de pontos qualificáveis em voos Latam. Isto significa que 100% dos pontos qualificáveis acumulados em voos Latam, de companhias aéreas parceiras ou em gastos com o cartão de crédito serão considerados para manter ou dar acesso a uma nova Categoria Elite.
Política de vencimento de milhas/pontos
Também em janeiro de 2025 entra em vigor a nova política de vencimento de pontos Latam Pass, que oferecerá a possibilidade de o cliente ter pontos que não expiram à medida que seguir voando com a Latam. O prazo de validade inicial dos pontos segue sendo de 24 meses, contados a partir do acúmulo.
A mudança prevê, no entanto, que sempre que o cliente acumular pontos Latam Pass em voos com a Latam, todos os demais pontos serão renovados automaticamente por mais 36 meses, contados a partir da data do voo.
Taxas de cancelamento de voo e taxas de emissão de passagens
O Latam Pass não tem qualquer taxa adicional para a emissão de passagens com pontos, e as taxas para reembolso ou remarcação de passagens seguem a mesma regra de uma passagem paga em dinheiro e variam de acordo com o perfil tarifário escolhido.
Principais empresas parceiras
Itaú, Livelo, Esfera, Caixa Econômica Federal, C6, Amazon, Booking, Rede Ipiranga, Premmia, Audi e Supermercados Justo.
Quantidade de empresas aéreas parceiras
São 15 companhias aéreas parceiras para acúmulo e resgate de pontos Latam Pass, entre as quais se destacam Delta e Qatar, onde também é possível o acúmulo de pontos qualificáveis.
Cartões de crédito co-branded
Itaú - Bandeiras Visa e Mastercard
Exclusividades do programa (diferenciais)
O Latam Pass é o único programa de fidelidade aéreo do país que disponibiliza 100% dos assentos para o resgate em pontos na maior e melhor malha aérea da América do Sul, e a partir de 2025 o primeiro a permitir que os pontos não expirem enquanto o participante se mantiver ativo no programa através do acúmulo de pontos em voos Latam.
E quanto a benefícios de viagens, disponibiliza o special services (concierge que acompanha toda a jornada do passageiro Black Signature na sua viagem), upgrades de cabines e embarque remoto em veículos Audi Q8 e-tron no aeroporto de Congonhas.
História no mercado
Em 2024, a Latam celebra mais de três décadas com o programa de fidelização mais longevo e bem avaliado da aviação brasileira. O Latam Pass é uma evolução dos programas de fidelização anteriores da LAN e da TAM, como o TAM Fidelidade, que foi o primeiro programa de fidelização de companhias aéreas no Brasil, criado em 1993.
A marca Latam Pass foi lançada em 2019 para simplificar o branding do programa, facilitar o resgate de passagens, e principalmente aumentar a oferta de benefícios e promoções, representando a evolução do programa de benefícios da Latam para o estado da arte.
Smiles
Número de pessoas cadastradas: mais de 23 milhões de clientes. O número de clientes Smiles aumentou 6,5% no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023.
Categorias (e quantidade de milhas/pontos para subir de categoria):
O programa possui quatro categorias, ao se cadastrar, o usuário já começa na categoria Smiles. A próxima categoria é a Prata, que é necessária ter 6.000 milhas qualificáveis ou 6 trechos qualificáveis. A seguinte é a Ouro que para fazer parte é necessário ter 12.000 milhas qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis. E a última categoria é a Diamante que são necessárias 24.000 milhas qualificáveis ou 24 trechos qualificáveis.
Em 2023, a Smiles simplificou seu programa de passageiro frequente, distribuindo benefícios e recompensas durante toda a jornada do cliente — e não somente quando o mesmo atinge uma nova categoria — algo inédito entre os programas de fidelidade. Dentro da categoria Diamante, a empresa ainda lançou um reconhecimento máximo com benefícios exclusivos, chamado Diamante Magno.
Em relação à mudança de categoria, ela acontece no momento em que é atingida a quantidade de milhas ou trechos qualificáveis necessários para subir de categoria. Isso pode ocorrer em qualquer período do ano e, automaticamente, o cliente já pode aproveitar os novos benefícios.
Política de vencimento de milhas/pontos
O prazo de validade das milhas Smiles varia de acordo com a forma que as milhas foram acumuladas. Por exemplo, caso as milhas sejam acumuladas em voos da Gol, ela varia de acordo com a categoria também (Smiles e Prata - 6 anos; Ouro- 8 anos; Diamante - 20 anos).
Em companhias aéreas parceiras, a validade é de 3, 4 e 10 anos respectivamente (Smiles e Prata, Ouro e Diamante). Milhas bônus em promoções, a validade é de 12 meses. Para milhas resgatáveis transferidas dos bancos, milhas com parceiros do Universo do Viajante e Shopping, a categoria Smiles e Prata são 3 anos, para quem é Ouro é 4 anos e para quem é Diamante é 10 anos.
As milhas para clientes do Clube Smiles tem validade de 10 anos e foi anunciado recentemente que os clientes Clube a partir do plano 7.000 tem milhas que nunca expiram.
Para verificar a validade das milhas basta acessar o login no site da Smiles e no lado esquerdo e superior da página, é possível ver o saldo de milhas acumuladas em Meus Dados e para saber a validade, verifique o quadro Milhas a Expirar. Segundo a empresa, as milhas Smiles são uma das com maiores validades no mercado de fidelização no Brasil. Para conferir as demais políticas de vencimento de milhas.
Taxas de cancelamento de voo e taxas de emissão de passagens
Se o cancelamento for do cliente, o valor da taxa de reembolso de milhas é no valor de R$ 400 por trecho e por passageiro. Se for cancelado pela Gol, é isento de taxas.
Principais empresas parceiras
Atualmente, a Smiles conta com uma ampla rede de mais de 100 parceiros nos setores de Turismo, entretenimento e varejo, que vão desde instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito até os principais varejistas do Brasil, além de hotéis, experiências de viagem, seguros, saúde e postos de combustível.
No Universo do Viajante é possível encontrar empresas parceiras como Booking, Movida, Localiza, Rentcars, Mobifácil, Agaxtur Cruzeiros e outras que auxiliam o viajante a compor sua viagem.
O Shopping Smiles, marketplace do programa, possui cerca de 20 parceiros que trazem um vasto portfólio de mais de 100 mil produtos e serviços. Entre os parceiros nessa categoria estão, Posto Ipiranga (KMV), Portal das Malas, Renner, Época Cosméticos, Magalu, Casas Bahia, etc. A Smiles também tem parceria com a Uber.
Quantidade de empresas aéreas parceiras
Atualmente, Gol e mais de 50 companhias aéreas parceiras que juntas voam para mais de 1.600 destinos ao redor do mundo.
Cartão de crédito co-branded
Hoje, na Smiles, o cartão de crédito co-branded que é emitido por três bancos parceiros - Bradesco, Banco do Brasil e Santander. Além de juntar milhas, o cartão traz benefícios para quem vai viajar, desde antes do voo em si.
Dependendo da variante, o cartão Gol Smiles dá direito a vários benefícios como check-in e embarque prioritários, acesso às salas VIP em aeroportos, dentre outros. Para quem é das categorias Infinite e Platinum, o cartão também permite despachar a primeira bagagem gratuitamente em voos Gol, além de acessar de forma ilimitada aos Lounges Gol Smiles.
São quatro opções de cartão: Internacional, Gold, Platinum e Infinite, emitidos pelo Banco do Brasil, Bradesco e Santander. Os usuários também contam com o Milhasback (milhas que retornam para o cliente que pagar itens de produtos e/ou contratar serviços no ecossistema Smiles com o cartão). Além disso, a variante do Cartão de crédito Gol Smiles Visa Infinite, proporciona 5,5 milhas por dólar gasto.
Exclusividade do programa (diferenciais)
O programa Smiles conta com um dos maiores portfólios de parceiros e serviços no país, sendo uma das mais completas do setor, proporcionando aos clientes uma ampla gama de oportunidades para juntar e utilizar milhas. São opções que vão desde hotéis, aluguel de carros, e lojas de varejo até ingressos para eventos e experiências exclusivas.
Outro diferencial, é que os clientes podem utilizar milhas para solicitar upgrades de classe em voos, além de ter à disposição a opção Smiles + dinheiro, que combina milhas com dinheiro, oferecendo flexibilidade no fechamento das compras. Recentemente, lançamos a opção compra de passagens aéreas utilizando 100% dinheiro, ampliando as alternativas de pagamento e simplificando ainda mais a jornada do cliente.
No programa de passageiro frequente, a Smiles é pioneira ao oferecer benefícios intermediários antes mesmo da mudança de categoria, potencializando a experiência dos usuários.
Como pilar estratégico de inovação, a Smiles lançou no primeiro semestre o projeto Tangerina, o novo Design System, visando aprimorar a jornada e experiência do cliente, o projeto foi pioneiro no setor aéreo e de fidelidade já está aplicado na plataforma da Smiles que tem sido um pilar fundamental na transformação dos produtos e serviços oferecidos pelas marcas do Grupo.
História no mercado
Em outubro de 2024, a Smiles completa 30 anos. O programa era encabeçado por empresas como a Varig, que criou a Smiles e, com a compra da empresa pela Gol, a companhia aérea manteve o mesmo sistema de fidelidade, já bastante apreciado pelos clientes.
A Smiles sempre esteve à frente das empresas do setor de fidelização e segue assim depois de 30 anos. Um ponto forte da sua história é de como a Smiles ajudou o mercado a democratizar as viagens de avião e trouxe a viagem por milhas em companhias aéreas que não eram comuns no Brasil.
Entre os destaques de produtos que revolucionaram o mercado, está o Clube Smiles, primeiro clube de assinaturas de milhas. Além disso, houve a a criação da conta família, o Viaje Fácil com possibilidade de programar viagens com até 365 dias, o Shopping Smiles, que oferece acúmulo e resgate de milhas com marcas de cosméticos, pet, saúde, eletrônicos, etc.
E, após 30 anos, o grande objetivo da Smiles segue o mesmo, fornecer uma plataforma de viagens cada vez mais completa para contemplar toda a jornada do viajante, além do propósito de transformar as pessoas por meio da viagem.