Diretora da Latam comenta parceria com Voepass e chegada a Fernando de Noronha; leia aqui
Segundo Aline Mafra, posicionamento da companhia é de não tomar nenhuma decisão no calor do momento
Se por um lado, a Latam vive o melhor momento da sua história, com liderança de mercado e investimentos contínuos para aprimorar a experiência do cliente, por outro a Voepass, sua parceira em voos regionais, ainda vive um momento delicado por conta da queda do voo 2283, em agosto deste ano.
Recentemente, a companhia de Ribeirão Preto (SP), que tem um acordo de codeshare com a Latam para rotas regionais, demitiu três diretores e anunciou o próprio fundador como novo CEO. Ambas inclusive terão que esclarecer suas relações comerciais ao Senacon, como já divulgamos aqui no Portal PANROTAS.
Questionada se a Latam poderia romper com a Voepass, a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, durante a Abav Expo 2024, afirmou que o posicionamento da companhia é de não tomar nenhuma decisão no calor do momento.
“Essa é uma decisão comercial. O futuro da Latam com a Voepass é mais do que a aviação regional para Latam, é uma análise mais ampla da parceria. O posicionamento da Latam hoje é que não se toma nenhuma decisão no calor (do momento)”
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Quando perguntada sobre a investida na aviação regional com uma possível compra de aeronaves da Embraer (ao invés de seguir com a Voepass), Aline afirmou que são análises independentes (em relação ao futuro da parceria) e que este é um assunto que já está na pauta da Latam.
“Existem conversas (sobre aquisição de aeronaves de menor porte) neste momento e sempre nasce interesse de outras empresas dentro do que chamamos de um espiral de conectividade”
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Embora não tenha “dado nome aos bois”, provavelmente é o caso da Airbus também entrar no páreo com seu A220, família de menor porte, que compete diretamente com as aeronaves brasileiras da Embraer.
Operações da Latam em Fernando de Noronha
A Latam marcou para novembro sua estreia em Fernando de Noronha, com voos diretos a partir de Guarulhos a bordo de A319s. A pista, no entanto, ainda precisa de reformas para receber jatos deste porte. Só que elas nem começaram! Será que vai dar tempo da Latam voar para Noronha em novembro? Aline Mafra está confiante.
“Estou confiante de que a Latam voa para Noronha ainda esse ano. Sabemos que há uma incompatibilidade de infraestrutura aeroportuária para receber jatos, com o A319, que chega perto das condições, mas dependemos da reforma. O anúncio já foi feito pela governadora Raquel Lyra, temos as documentações do CIMOB e DICS, logo a entrega precisa acontecer. O planejamento da Latam foi feito com folga para que a gente possa fazer um planejamento seguro. É um trabalho constante, repleto de checkpoints, para garantirmos a evolução das obras”
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil