Entre investimentos e liderança, Latam vive melhor momento de sua história
Onde a Latam quer chegar? Qual é o maior desafio? E o maior trunfo? A diretora Aline Mafra responde
BRASÍLIA (DF) - A Latam vive um momento especial no Brasil desde que saiu do Chapter 11. O CEO Jerome Cadier já sabia disso antes mesmo do processo de reestruturação terminar. Na época, dizia que a empresa sairia do Capítulo 11 como uma fortaleza e sem dívidas. E foi exatamente isso que aconteceu.
A companhia é hoje líder de participação de mercado doméstico por mais de dois anos seguidos e também lidera com folga a participação internacional em voos para o exterior. Recentemente, anunciou uminvestimento de US$ 2 bilhões e a renovação de sua classe executiva, com direito a cabine com portas.
Onde a Latam quer chegar? Qual é o maior desafio? E o maior trunfo? Respostas que Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, concedeu em entrevista ao Portal PANROTAS na Abav Expo 2024.
"O trunfo da Latam é a nossa posição no mercado, a nossa oferta que cresce, a melhoria contínua do produto, os 38% de participação de mercado doméstico e os 20% no mercado internacional, com todos os destinos reativados. Temos aviões para lazer e corporativo, temos uma pontualidade recorde, somos a companhia que menos cancela voos dentro do Brasil e a que menos é reclamada no Consumidor.gov"
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil
Isso faz a companhia estar no melhor momento de sua história?
"Sim, é o melhor momento da história da Latam, nestes seus 12 anos, tanto em crescimento de oferta, quanto em rentabilidade. Não tenho dúvidas que o Chapter 11 doeu naquele momento, mas deixou a gente numa posição diferenciada hoje. A gente se reestruturou ainda com caixa, renegociamos os pagamentos das aeronaves, e hoje estamos fortalecidos, mais eficientes, sem passivos de dívidas, querendo ampliar a frota"
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil
Até poderíamos falar que é o melhor momento da história também contando os mais de 50 anos da TAM, mas o mercado vive um novo momento. "O cenário competitivo da região hoje não caberia a TAM. A empresa iria ter que se reinventar para estar preparada para competitividade de hoje, com empresas mais eficientes e low-costs", disse.
Aline não iria embora do estande da PANROTAS sem responder qual é o maior desafio, é claro. Segundo ela, o País tem muita oportunidade para crescer, logo o desafio está em entregar oferta para o mercado.
"O Brasil tem uma média de viagens 0,5 per capita, ou seja, tem uma grande oportunidade. E a Latam é a empresa que mais cresce no ano a ano, logo o desafio é colocar mais assentos no mercado, em meio a falta de recursos globais, mas nossa eficiência operacional banca esta lacuna"
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil
Nova classe executiva pode ser considerada um game changer?
Vimos aqui no Portal PANROTAS que a Latam investirá US$ 360 milhões para redesenhar completamente o interior das cabines. A companhia vai renovar cabines de B787s, se tornando o único grupo de aéreas da América do Sul a oferecer assentos na classe executiva com portas.
Questionada se isso seria um game changer para a indústria brasileira de aviação, Aline Mafra foi categórica. Tratou a investida com um caminho natural para aprimorar a experiência dos clientes.
"Já estamos acima da média entre os produtos mais acessados pelos brasileiros, com exceção do Oriente Médio. Temos um dos melhores produtos da região, ou seja, a investida é muito mais uma manutenção de nossa posição de liderança, do que um game changer"
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil
A Latam vai se beneficiar da Lei Geral do Turismo?
Com a sanção da nova Lei Geral do Turismo pelo presidente Lula, vem o aporte de R$ 6 bilhões ao modal de transporte aéreo por meio de financiamento às companhias brasileiras. Os recursos serão transformados em melhorias para elevar a qualidade do Turismo e melhorar a experiência dos passageiros.
A Latam vai colocar a mão nesse dinheiro? Segundo a Aline, a "Latam vê com bons olhos os esforços e iniciativas do Governo Federal para alavancar e apoiar a aviação brasileira. Estamos sempre avaliando oportunidades, mas não temos nada confirmado", destacou a executiva.
A diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil também comentou sobre outros assuntos, todos pertinentes. Isso você verá em breve aqui no Portal PANROTAS.