Pedro Menezes   |   27/09/2024 16:29
Atualizada em 27/09/2024 16:35

Entre investimentos e liderança, Latam vive melhor momento de sua história

Onde a Latam quer chegar? Qual é o maior desafio? E o maior trunfo? A diretora Aline Mafra responde

PANROTAS / Filip Calixto
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil

BRASÍLIA (DF) - A Latam vive um momento especial no Brasil desde que saiu do Chapter 11. O CEO Jerome Cadier já sabia disso antes mesmo do processo de reestruturação terminar. Na época, dizia que a empresa sairia do Capítulo 11 como uma fortaleza e sem dívidas. E foi exatamente isso que aconteceu.

A companhia é hoje líder de participação de mercado doméstico por mais de dois anos seguidos e também lidera com folga a participação internacional em voos para o exterior. Recentemente, anunciou uminvestimento de US$ 2 bilhões e a renovação de sua classe executiva, com direito a cabine com portas.

Onde a Latam quer chegar? Qual é o maior desafio? E o maior trunfo? Respostas que Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, concedeu em entrevista ao Portal PANROTAS na Abav Expo 2024.

"O trunfo da Latam é a nossa posição no mercado, a nossa oferta que cresce, a melhoria contínua do produto, os 38% de participação de mercado doméstico e os 20% no mercado internacional, com todos os destinos reativados. Temos aviões para lazer e corporativo, temos uma pontualidade recorde, somos a companhia que menos cancela voos dentro do Brasil e a que menos é reclamada no Consumidor.gov"

Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil

Isso faz a companhia estar no melhor momento de sua história?

"Sim, é o melhor momento da história da Latam, nestes seus 12 anos, tanto em crescimento de oferta, quanto em rentabilidade. Não tenho dúvidas que o Chapter 11 doeu naquele momento, mas deixou a gente numa posição diferenciada hoje. A gente se reestruturou ainda com caixa, renegociamos os pagamentos das aeronaves, e hoje estamos fortalecidos, mais eficientes, sem passivos de dívidas, querendo ampliar a frota"

Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil

Até poderíamos falar que é o melhor momento da história também contando os mais de 50 anos da TAM, mas o mercado vive um novo momento. "O cenário competitivo da região hoje não caberia a TAM. A empresa iria ter que se reinventar para estar preparada para competitividade de hoje, com empresas mais eficientes e low-costs", disse.

Aline não iria embora do estande da PANROTAS sem responder qual é o maior desafio, é claro. Segundo ela, o País tem muita oportunidade para crescer, logo o desafio está em entregar oferta para o mercado.

"O Brasil tem uma média de viagens 0,5 per capita, ou seja, tem uma grande oportunidade. E a Latam é a empresa que mais cresce no ano a ano, logo o desafio é colocar mais assentos no mercado, em meio a falta de recursos globais, mas nossa eficiência operacional banca esta lacuna"

Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil

Nova classe executiva pode ser considerada um game changer?

Divulgação
 A companhia vai renovar cabines de B787s, se tornando o único grupo de aéreas da América do Sul a oferecer assentos na classe executiva com portas
A companhia vai renovar cabines de B787s, se tornando o único grupo de aéreas da América do Sul a oferecer assentos na classe executiva com portas

Vimos aqui no Portal PANROTAS que a Latam investirá US$ 360 milhões para redesenhar completamente o interior das cabines. A companhia vai renovar cabines de B787s, se tornando o único grupo de aéreas da América do Sul a oferecer assentos na classe executiva com portas.

Questionada se isso seria um game changer para a indústria brasileira de aviação, Aline Mafra foi categórica. Tratou a investida com um caminho natural para aprimorar a experiência dos clientes.

"Já estamos acima da média entre os produtos mais acessados pelos brasileiros, com exceção do Oriente Médio. Temos um dos melhores produtos da região, ou seja, a investida é muito mais uma manutenção de nossa posição de liderança, do que um game changer"

Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil

A Latam vai se beneficiar da Lei Geral do Turismo?

PANROTAS / Filip Calixto
Time Latam e Delta na Abav Expo 2024
Time Latam e Delta na Abav Expo 2024

Com a sanção da nova Lei Geral do Turismo pelo presidente Lula, vem o aporte de R$ 6 bilhões ao modal de transporte aéreo por meio de financiamento às companhias brasileiras. Os recursos serão transformados em melhorias para elevar a qualidade do Turismo e melhorar a experiência dos passageiros.

A Latam vai colocar a mão nesse dinheiro? Segundo a Aline, a "Latam vê com bons olhos os esforços e iniciativas do Governo Federal para alavancar e apoiar a aviação brasileira. Estamos sempre avaliando oportunidades, mas não temos nada confirmado", destacou a executiva.

A diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil também comentou sobre outros assuntos, todos pertinentes. Isso você verá em breve aqui no Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados