Pedro Menezes   |   06/09/2024 15:05
Atualizada em 08/09/2024 21:26

Air Canada celebra ano de recorde de voos e maior flexibilidade no B2B

Companhia deve fechar o ano com 176 mil assentos de/para Brasil, um crescimento exponencial de 40,8%


PANROTAS / Pedro Menezes
Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil <br/>
Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil

A Air Canada se encaminha para um ano histórico no mercado brasileiro. Se em 2019, a companhia canadense batia o recorde de capacidade entre Brasil e Canadá, com 125 mil assentos, para 2024 a previsão é fechar o ano com 176 mil assentos, um crescimento exponencial de 40,8%. E isso com 90% de ocupação!

Entrevistamos o diretor geral da Air Canada no Brasil, Giancarlo Takegawa, para entender este bom momento. Segundo ele, o crescimento é resultado dos resultados nas três rotas operadas atualmente: de Montreal para Guarulhos, de Toronto para Guarulhos e de Guarulhos para Buenos Aires.

A sacada da Air Canada para aumentar sua presença tem a ver com a sua rota Montreal-Guarulhos-Buenos Aires-Guarulhos-Montreal, que até pouco tempo era realizada com conexão em Santiago do Chile. Pelo Brasil ter muito mais demanda e se interessar mais pelo país vizinho, a decisão da companhia canadense foi acertada.

"Recuperamos muito bem os números de 2019 e estamos com uma ocupação média de 90%. A decisão pelo voos para Montreal e Buenos Aires foi muito acertada. Para este fim de ano, teremos partidas diárias nas três rotas, somando 21 frequências semanais"

Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil

Atualmente, todos os voos são operados por B787-900 Dreamliners, de classe executiva padrão, com todos os assentos iguais e com saídas para o corredor; e a Premium Economy de 21 assentos, cada vez mais procurada e dentro do padrão esperado pelo mercado, assim como a Economy.

Voos da Air Canada na alta temporada

  • Toronto–Guarulhos: voo diário
  • Montreal–Guarulhos: voo diário
  • Guarulhos–Buenos Aires: voo diário

Stopover da Air Canada: a um passo dos Estados Unidos

A Air Canada tem sua política de stopover devidamente em vigor, com a oportunidade de chegar em Montreal ou Toronto, ficar por mais alguns dias, e depois seguir viagem para algum destino canadense ou até mesmo norte-americano. Essa, inclusive, é uma vantagem para agilizar a imigração de brasileiros que viajam aos EUA.

Segundo Giancarlo Takegawa, é possível viajar para mais de 50 aeroportos a partir do Canadá, incluindo voos para La Guardia, em Nova York, entre outros destinos norte-americanos mais próximos da fronteira, fugindo assim das grandes filas de imigração nos Estados Unidos.

Tremblant mais barato que Valle Nevado e Bariloche?

René-Pierre Normandeau/Unsplash
Tremblant conta com mais de 100 pistas de esqui
Tremblant conta com mais de 100 pistas de esqui

A estratégia da Air Canada é reunir parceiros para promover o destino no Brasil. É o caso de Mont-Tremblant, uma cidade da província canadense de Quebec, localizada a 139 quilômetros noroeste de Montreal, que tem atrativos o ano todo, mas se destaca no inverno por conta das suas mais de 100 pistas de esqui.

"Temos pacotes para Tremblant por sete dias, em experiência durante o inverno, que tem valores iguais ou até menores que Bariloche e Valle Nevado. Estamos com um trabalho grande junto à CVC e BeFly, com a Sakura praticamente aderindo também, para criarmos estes pacotes super competitivos. A neve chega ao destino a partir de novembro, que conta com 104 pistas dos mais variados níveis, além de transfer direto de Montreal e hotelaria dos mais variados padrões"

Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil

Flexibilidade e aproximação cada vez maior no B2B

PANROTAS / Pedro Menezes
Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil
Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil

A estratégia da Air Canada é se aproximar ainda mais de agências de viagens e consolidadoras, sejam elas as gigantes do mercado ou não. Para isso, tem a missão de "pular a cerca da consolidação", identificar as grandes agências de viagens e entender melhor a necessidade deste segmento.

"Vamos diagnosticar e entender o mercado, criando um modelo de negócio que atenda as necessidades dos agentes de viagens. O B2B representa hoje 90% das nossas vendas. É por isso que queremos flexibilizar e fechar acordos que fujam do padrão engessado, mas que atenda a necessidade dos agentes e seus clientes"

Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil

É por conta desta aproximação que a Air Canada decidiu investir mais em premiações e reconhecimentos de seus parceiros, como a que aconteceu no começo do ano, com os principais consolidadores. O Circle of Excellence quer agora premiar também aqueles parceiros, digamos, com menores volumes de vendas, mas que tenham sua devida importância para a companhia.

"Temos um plano bem estruturado, com algumas metas de market share e volume de bilhetes comercializados. Para isso, temos benefícios diferentes para os nossos mais variados clientes, o que cria uma liberdade de competição mesmo se uma empresa for menor que a outra, envolvendo waivers e benefícios. É um plano justo para comerçarmos a dar maior visiblidade ao consolidador médio, por exemplo"

Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada para o Brasil

Expansão da frota de aeronaves

Divulgação
Air Canada se prepara para receber novas aeronaves em 2025
Air Canada se prepara para receber novas aeronaves em 2025

Uma boa notícia é a expansão da frota da Air Canada. A encomenda envolve cerca de 80 novas aeronaves, sendo 26 unidades de fuselagem maior, para grandes distâncias, como os oito B787-900s que chegam em 2025, com mais 12 como opção que poderiam chegar até 2027. Há ainda 18 B787-10s encomendados.

"Isso para seguirmos com nossa expansão internacional, que está em alta na Índia e Ásia. Queremos ter mais capacidade, com a mesma frequência de voos. E isso também envolve operações do Canadá para Europa e Caribe, por exemplo, a bordo do novíssimo A321XLR, aeronave de corredor único que irá padronizar a experiência de alto nível nestas viagens", finalizou o executivo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados