Azul Fidelidade bate recorde com 2,7 mi de passagens emitidas no 1S24
Índice do primeiro semestre representa alta de 20% sobre o mesmo período no ano passado
O Azul Fidelidade, programa de fidelidade da companhia aérea Azul, alcançou um marco histórico ao emitir 2,7 milhões de passagens aéreas no primeiro semestre de 2024, registrando um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período de 2023.
Este número de resgates já supera em mais de duas vezes os resultados obtidos antes da pandemia de covid-19, destacando o aumento no interesse dos brasileiros pelos programas de fidelidade. Entre os destinos mais populares, os clientes do Azul Fidelidade preferiram os seguintes destinos (em ordem alfabética):
- Belo Horizonte/Confins
- Campinas/Viracopos
- Recife
- Rio de Janeiro/Santos Dumont
- Salvador
A diretora do Azul Fidelidade, Cristina Yoshida, atribui esse crescimento ao maior engajamento dos brasileiros em programas de fidelidade, não apenas no setor aéreo, mas em geral.
"Temos notado esse aumento, impulsionado pelo crescente interesse e engajamento dos brasileiros em relação aos programas de fidelidade. O maior engajamento também acontece em produtos relacionados ao Azul Fidelidade, como o cartão Azul Itaú e o Clube Tudo Azul, que estimulam ainda mais o acúmulo de pontos"
Cristina Yoshida, diretora do Azul Fidelidade
O Azul Fidelidade, que completou 15 anos em 2024, agora conta com mais de 17 milhões de clientes cadastrados, um crescimento expressivo em relação aos 16 milhões atingidos no ano anterior.
Cristina destaca que o sucesso do programa também está relacionado à oferta contínua de benefícios. "Temos estudado o mercado e oferecido mais benefícios, o que atrai ainda mais clientes para a base do programa, seja resgatando pontos por passagens aéreas, produtos em nosso shopping, ou comprando com nosso crescente número de parceiros comerciais", comenta.
Além do aumento nos resgates de passagens, o Azul Fidelidade também observou uma diversificação no uso dos pontos pelos clientes.
- Em 2023, 15% dos resgates foram direcionados a serviços da Azul Viagens, enquanto 85% eram focados em passagens aéreas.
- Em 2024, essa distribuição mudou para 27% em serviços diversos e 73% em passagens, refletindo uma maior utilização dos pontos em diferentes produtos e serviços.
Segundo Cristina, a pandemia provocou uma mudança no comportamento dos consumidores, que agora demonstram maior interesse em programas de fidelidade e na adesão a cartões de crédito que facilitam o acúmulo de pontos.
"A pandemia parece ter sido um divisor de águas no comportamento dos usuários, como maior interesse do público aos programas de fidelidade, assim como adesão a cartões de crédito que facilitam os acúmulos. Desde então, o número de resgates tem crescido ano a ano"
Cristina Yoshida, diretora do Azul Fidelidade