Pedro Menezes   |   23/08/2024 09:52

Voepass: comissão focará em causas do acidente para aumentar segurança

Segundo o relator e deputado Padovani, a intenção não é promover uma caça às bruxas

Guilherme Dotto
Voepass
Voepass

A comissão externa que vai acompanhar a investigação das causas do acidente com o avião da Voepass, no dia 9 de agosto, terá como principal objetivo conhecer as causas do acidente e propor regras para tornar o transporte aéreo mais seguro. Segundo o relator e deputado Padovani, a intenção não é promover uma “caça às bruxas”.

“Se houve falta de manutenção, a Anac vai trazer para o relatório. Se houve excesso de trabalho de funcionários, de pilotos, de comissários, isso o Ministério Público do Trabalho vai averiguar. Se houve falha na torre, o Cenipa [Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos] vai averiguar. Então, a nossa ideia é elaborar, com equilíbrio, uma forma de prevenção de acidentes”

Padovani, deputado federal

A pedido do deputado Bruno Ganem, que irá coordenar os trabalhos do colegiado, a comissão externa foi criada no último dia 20, como vimos aqui no Portal PANROTAS. Conforme destaca Padovani, há sempre mais de uma causa envolvida na queda de um avião. No entanto, ele reitera que a investigação é tarefa das autoridades.

“Nosso radar é sabermos as causas, e sabermos o que fazer para que isso não volte a acontecer. Agora, o que houve? A culpa foi 100% da empresa? Aí ela vai ser responsabilizada. A culpa foi da meteorologia? Temos que fazer procedimentos. A culpa foi do piloto, que deveria ter percebido, ou faltou algum equipamento? A gente vai ter que melhorar. Essa é a ideia, trazer paz, equilíbrio, trazer a resposta para as pessoas”, ressaltou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados