Latam de Embraer? Negociação estaria na reta final, segundo jornal
Latam teria benefícios exclusivos garantidos pela reforma tributária com esta aquisição
A Latam Airlines estaria próxima de adquirir as suas primeiras aeronaves Embraer. A investida não teria nada a ver com o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ver Gol e Latam operando com jatos brasileiros. Muito pelo contrário: a Latam parece ter visto esse possível investimento com bons olhos.
As informações são da Folha de S. Paulo, que cita ainda que a Latam teria benefícios exclusivos garantidos pela reforma tributária com esta aquisição, já que envolveria sua atuação na aviação regional. A ideia seria a aquisição inicial de cinco jatos E2s da Embraer, mesmo com a negativa da Latam Chile.
Embora Embraer e Latam não queriam se pronunciar sobre, o assunto não é uma novidade para o mercado. Vimos aqui no Portal PANROTAS, em junho, que a fabricante estaria negociando a venda de jatos do modelo E2 para as companhias Latam e Gol, como informou o CEO do fabricante, Francisco Gomes Neto.
A possível investida de ambas companhias em aeronaves menores, na comparação com narrowbodies tradicionais, seria uma forma de capilarizar operações e mitigar problemas de fornecimento de Airbus e Boeing. Por outro lado, a Embraer quer dobrar a receita anual até 2030, para US$ 10 bilhões, com novos clientes.