Tam da época de Rolim dificilmente sobreviveria no dias de hoje, diz Jerome
Apesar disso, Grupo Latam conseguiu conservar uma parte importante do legado de serviço da Tam na Latam
O CEO da Latam, Jerome Cadier, mergulhou na nostalgia em sua mais recente postagem no LinkedIN. O executivo lembrou da Olimpíada Rio 2016, realizada há oito anos, um momento que marcou também o nascimento da marca Latam Airlines, cerca de seis anos depois do anúncio de fusão entre Tam e Lan.
"O grupo foi um projeto ousado e muito questionado na época. Afinal, era o primeiro grupo de companhias aéreas do mundo com uma marca só. Já existiam a IAG (British e Iberia) e o grupo que une Air France e KLM. Mas, não existia um grupo que juntasse muitas empresas sob uma marca só, com a proposta de atuar em vários países com operações domésticas e internacionais, e com um produto e experiência únicos. Ainda mais uma marca que ia incorporar duas marcas tão fortes quanto a Tam e a Lan", lembrou Jerome.
Segundo ele, ainda há críticos ao projeto e ainda há muitos que sentem falta da “Tam da época do Rolim”, que já não existe desde 2001. E apesar de toda a inovação que marcou uma época, o CEO da Latam Brasil acredita que a "Tam da época de Rolim" dificilmente se encaixaria na indústria de transporte aéreo atual.
"A Tam daquela época dificilmente sobreviveria no mercado atual, com preços 70% menores, três vezes mais passageiros e concorrentes muito mais eficientes"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Apesar de, segundo ele, as low costs terem mudado a aviação de forma brutal, o Grupo Latam conseguiu conservar uma parte importante do legado de serviço da Tam na Latam. "E isto me deixa muito feliz. Com isto, construímos a maior companhia aérea da América Latina e somos líderes isolados no doméstico Brasil e no internacional", disse.
"Demorou para conseguirmos provar que a associação da Tam e da Lan fazia sim muito sentido. Assim são projetos inovadores, desafiadores e que deixam um legado. São difíceis mas são incríveis. Assim é a Latam, que finalmente mostra suas cores! Foram quase 8 anos ouvindo que éramos loucos ou incompetentes (ou ambos!). Construímos muito mais que uma marca"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil