Pedro Menezes   |   25/07/2024 17:01

Tam da época de Rolim dificilmente sobreviveria no dias de hoje, diz Jerome

Apesar disso, Grupo Latam conseguiu conservar uma parte importante do legado de serviço da Tam na Latam

PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

O CEO da Latam, Jerome Cadier, mergulhou na nostalgia em sua mais recente postagem no LinkedIN. O executivo lembrou da Olimpíada Rio 2016, realizada há oito anos, um momento que marcou também o nascimento da marca Latam Airlines, cerca de seis anos depois do anúncio de fusão entre Tam e Lan.

"O grupo foi um projeto ousado e muito questionado na época. Afinal, era o primeiro grupo de companhias aéreas do mundo com uma marca só. Já existiam a IAG (British e Iberia) e o grupo que une Air France e KLM. Mas, não existia um grupo que juntasse muitas empresas sob uma marca só, com a proposta de atuar em vários países com operações domésticas e internacionais, e com um produto e experiência únicos. Ainda mais uma marca que ia incorporar duas marcas tão fortes quanto a Tam e a Lan", lembrou Jerome.

Segundo ele, ainda há críticos ao projeto e ainda há muitos que sentem falta da “Tam da época do Rolim”, que já não existe desde 2001. E apesar de toda a inovação que marcou uma época, o CEO da Latam Brasil acredita que a "Tam da época de Rolim" dificilmente se encaixaria na indústria de transporte aéreo atual.

"A Tam daquela época dificilmente sobreviveria no mercado atual, com preços 70% menores, três vezes mais passageiros e concorrentes muito mais eficientes"

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Apesar de, segundo ele, as low costs terem mudado a aviação de forma brutal, o Grupo Latam conseguiu conservar uma parte importante do legado de serviço da Tam na Latam. "E isto me deixa muito feliz. Com isto, construímos a maior companhia aérea da América Latina e somos líderes isolados no doméstico Brasil e no internacional", disse.

"Demorou para conseguirmos provar que a associação da Tam e da Lan fazia sim muito sentido. Assim são projetos inovadores, desafiadores e que deixam um legado. São difíceis mas são incríveis. Assim é a Latam, que finalmente mostra suas cores! Foram quase 8 anos ouvindo que éramos loucos ou incompetentes (ou ambos!). Construímos muito mais que uma marca"

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados