Pouso de emergência em Natal: turbulência em voo da Air Europa gera feridos
Voo vinha de Madri para Montevidéu e em operação forçada deixou pelo menos 30 feridos
Uma turbulência em pleno Oceano Atlântico num Boeing 787 Dreamliner da companhia aérea Air Europa deixou pelo menos 30 feridos na madrugada desta segunda-feira (1º).
A aeronave ia de Madri para Montevidéu e precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Natal. Com muitas avarias, o avião está retido no pátio sem condições de decolar.
A informação foi confirmada pela Zurich Airport Brasil, que opera o Aeroporto de Natal. Segundo a concessionária, a aeronave solicitou o pouso de emergência às 2h32.
A turbulência ocorreu em uma área conhecida como Zona de Convergência Intertropical, propícia à formação de furacões.
A turbulência foi severa e muitos passageiros se machucaram. Como há muitos idosos, houve princípio de infarto em alguns passageiros. Segundo relato de alguns profissinais do Samu, as cadeiras da aeronave se desprenderam durante a turbulência.
Os pacientes estão sem visto. São de voo internacional, alfandegado e que, devido à condição médica, saíram direto da aeronave para o hospital. O sistema do SUS, para que sejam atendidos, precisa de um documento nacional.
Comunicado da Air Europa
Confira o comunicado oficial da Air Europa em relação ao incidente:
A Air Europa informa incidente sofrido esta segunda-feira pela sua aeronave com matrícula EC-MTI que operava o voo UX45, de Madrid-Barajas ao Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu (Uruguai). Os acontecimentos, devido a um episódio de forte turbulência, ocorreram a caminho de Montevidéu, nas primeiras horas da manhã.
Como resultado do evento, foram registradas 7 lesões de graus variados, além de um número ainda indeterminado de passageiros com contusões leves. Dada a natureza da turbulência e para maior segurança, foi decidido desviar o voo para o aeroporto internacional de Natal, no Brasil. O avião, um Boeing 787-9 Dreamliner com 325 passageiros a bordo, pousou normalmente.
Neste momento, estão sendo feitos trabalhos para atender cada um dos passageiros, principalmente os feridos, que já foram desembarcados. O avião permanecerá sob inspeção para determinar a extensão dos danos registrados. Por isso, a Air Europa enviará nas próximas horas uma aeronave para todos os passageiros afetados.
A empresa agradece às autoridades locais pela rápida intervenção e ajuda.
As informações serão divulgadas à mídia assim que novos dados estiverem disponíveis.