Pedro Menezes   |   18/07/2024 11:44
Atualizada em 18/07/2024 14:16

CEO da Latam lamenta consequências da judicialização para o setor aéreo

Alto número de processos contra as companhias aéreas brasileiras encarece passagens


PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Se tem um fator que atrapalha o desenvolvimento do transporte aéreo comercial brasileiro e ainda encarece o preço das passagens aéreas, esse fator é a judicialização. O assunto voltou à tona recentemente para o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, que lamentou o alto número de processos contra as companhias aéreas brasileiras.

"O fato é que a quantidade de processos na justiça contra companhias aéreas aqui no Brasil é um fenômeno puramente local: nenhum país no mundo tem empresas aéreas pagando indenizações por atrasos e cancelamento de voos ou extravios de bagagem tão altas quanto as que existem aqui"

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Segundo o executivo, não se trata de indenizações "um pouco mais altas", mas sim de valores 100 vezes ou até maiores em relação a outros países. "Estes custos altíssimos são obviamente repassados aos preços, fazendo com que viajar aqui seja mais caro do que poderia ser", revelou Jerome.

Por qual motivo o Brasil é diferente do resto do mundo?

PANROTAS / Emerson Souza
Jerome Cadier quer descobrir motivo do Brasil ser tão diferente de outros países
Jerome Cadier quer descobrir motivo do Brasil ser tão diferente de outros países

Jerome Cadier respondeu ao próprio questionamento com certo sarcasmo. "Vejo duas hipoteses possíveis: as cias aéreas aqui são piores do que o resto do mundo e merecem então serem penalizadas (esperando assim que 'melhorem o serviço') ou o Brasil é mais inovador e descobriu um caminho para desenvolver a aviação que nenhum outro país no mundo encontrou", disse.

Sobre a primeira hipótese, Cadier disse que não sobrevive aos fatos. Segundo ele, as companhias brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo, as que menos cancelam voos e os seus índices de perda ou dano em bagagem são a metade dos índices dos países mais desenvolvidos.

Sobre a segunda hipótese, o CEO da Latam Brasil se diz cético. "Isto tem um custo alto para todos (inclusive para o sistema judiciário brasileiro) e faz com que a aviação seja menos democrática, cresça menos e gere menos empregos. Seguir exemplos internacionais pode ser bom…principalmente quando somos os únicos 'diferentes'".

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