Karina Cedeño   |   19/06/2024 15:54
Atualizada em 19/06/2024 15:56

Gol lança iniciativa para compensação de SAF no Brasil

Iniciativa é apoiada pela Vibra, fornecedora de combustível da companhia aérea no Brasil


Divulgação Gol
Dentre os pilares seguidos pela Gol para atingir o balanço líquido zero de carbono até 2050, a utilização de SAF nas operações é o mais urgente, representando 64% do conjunto de iniciativas em andamento há mais de uma década
Dentre os pilares seguidos pela Gol para atingir o balanço líquido zero de carbono até 2050, a utilização de SAF nas operações é o mais urgente, representando 64% do conjunto de iniciativas em andamento há mais de uma década

Uma iniciativa da Gol Linhas Aéreas, apoiada por sua fornecedora de combustível no Brasil, a Vibra, permitirá a primeira compensação no Brasil de combustível sustentável de aviação (SAF) com o sistema Book & Claim, que atende tanto aos requisitos de sustentabilidade quanto aos de rastreabilidade no processo de descarbonização da aviação.

O projeto piloto faz parte do Project Runway, uma iniciativa da SkyNRG, empresa com sede na Holanda, e apoia a Gol na redução de 180 toneladas de emissões de gás carbônico por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo SAF para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim permite à companhia aérea inserir os benefícios ambientais na América Latina.

“Dentre os pilares seguidos pela Gol para atingir o balanço líquido zero de carbono até 2050, a utilização de SAF nas operações é o mais urgente, representando 64% do conjunto de iniciativas em andamento há mais de uma década. O projeto piloto do Book & Claim, anunciado pela companhia em agosto de 2023 de forma inédita no Brasil, amadureceu e agora se concretiza. É um novo e importante passo em prol da sustentabilidade e que manterá a Gol no pioneirismo das iniciativas ligadas ao meio ambiente na América Latina, assim como aconteceu com a possibilidade da compensação de carbono pelos clientes e com o lançamento das duas primeiras rotas 100% carbono neutro do País, apresentadas pela empresa em 2021”, comenta Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da Gol.

“A partir de várias iniciativas e parcerias como essa, a Vibra busca ser a grande líder e viabilizadora de uma aviação mais sustentável no Brasil por meio do SAF, contribuindo significativamente para os esforços globais de combate às mudanças climáticas. Atendemos, por meio da BR Aviation, mais de 2,5 mil clientes em todo território nacional, presentes em 94 aeroportos. Apoiaremos nossos clientes nesta transformação do segmento da aviação com soluções sustentáveis para um futuro melhor”, explica Juliano Prado, vice-presidente executivo Comercial B2B e Aviação da Vibra.

O setor de aviação responde por 2,5% das emissões de gás carbônico globais e desde a criação pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) do programa de redução e compensação de gás carbônico na aviação (Corsia) em 2016, medidas concretas têm sido implementadas para enfrentar as emissões da aviação internacional. Em 2021, o setor renovou seu compromisso com a descarbonização ao estabelecer a meta de alcançar emissões líquidas de carbono zero até o ano de 2050.

Para atingir esse objetivo, são necessárias diversas ações, sendo o SAF um dos pilares fundamentais devido ao seu impacto direto nas emissões, e que deverá contribuir com cerca de 64% na redução das emissões do setor até 2050. As 50 toneladas do projeto piloto representam 180 toneladas de gás carbônico evitadas, cerca de 91% de emissões em comparação com o querosene fóssil em todo o ciclo de vida. O SAF físico da operação foi produzido através da rota tecnológica HEFA a partir de óleo de cozinha usado (conhecido como UCO - Used Cooking Oil - no mercado internacional).

No entanto, a logística eficiente e sustentável do SAF apresenta desafios significativos. Para abordar essa questão, a indústria da aviação passou a utilizar o sistema Book & Claim, já empregado no setor elétrico há mais tempo. Este sistema, baseado em um modelo de cadeia de custódia, permite a transferência dos benefícios do SAF do produtor para o usuário final sem a necessidade de uma conexão física entre eles. O produtor lança a quantidade e as características do combustível em um registro dedicado, emitindo certificados que representam os benefícios ambientais do combustível. Os compradores adquirem esses certificados e reivindicam as reduções de emissões para seus próprios voos, independentemente do combustível real utilizado. Em suma, um fornecedor provisiona o SAF físico a uma operadora aérea, que não consegue reivindicar os benefícios ambientais, e o SAFc (certificado de SAF) é vendido a outra operadora, em local sem o SAF físico disponível.

Com o conceito de que todo carbono evitado importa, o sistema Book & Claim do SAF oferece as seguintes vantagens:

  • Reduz a complexidade logística e operacional, os custos e emissões com o transporte do SAF;
  • Aumenta a flexibilidade e a escolha por parte dos compradores, permitindo a aquisição de SAF de qualquer produtor, em qualquer local, para utilização em qualquer de seus voos; e cria um mercado sem fronteiras para o SAF.


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