Com um ano em operação, Azul TecOps projeta alta de dois dígitos para 2024
Unidade de negócios da Azul se destaca oferecendo serviços técnicos no Brasil e no exterior
Desde sua criação, em abril de 2023, a Azul TecOps, unidade de negócios da Azul, tem aumentado seu alcance na prestação de serviços técnicos especializados na manutenção de aeronaves. Para 2024, as perspectivas são otimistas, com estimativas de crescimento de dois dígitos. A unidade de negócios já conquistou uma carteira diversificada de clientes no Brasil e no exterior, atendendo tanto o setor civil quanto militar.
Um dos marcos iniciais da companhia foi a celebração de um contrato com a Airbus Defense & Space para suporte técnico e logístico à FAB (Força Aérea Brasileira), envolvendo a manutenção da aeronave KC-30 (A330-200). Os serviços são realizados nas instalações da Azul em Campinas (SP), que além de ser um dos principais centros operacionais da companhia, também abriga seu principal hub de conexões. Serviços também são prestados em outras bases, como nas instalações da Força Aérea Brasileira no Aeroporto Internacional do Galeão.
Além do contrato com a Airbus Defense & Space, a Azul TecOps tem prestado serviços a outros clientes de destaque, como a Força Aérea Francesa, a Atlas Air e a Modern Logistics.
O vice-presidente Técnico da Azul, Flávio Costa, destacou a importância do trabalho realizado pelos técnicos e especialistas da Azul. "A qualidade, expertise e know-how dos tripulantes da Azul foram fundamentais para o sucesso dessas operações no primeiro ano da empresa, reforçando que mantemos um dos mais rigorosos protocolos de segurança em nossos centros de manutenção", diz.
Outro marco importante foi a assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica com a Boliviana de Aviación. Essas parcerias reforçam o compromisso da Azul TecOps em expandir suas operações e fortalecer sua presença no mercado.
Adicionalmente, a Azul TecOps obteve a certificação da European Union Aviation Safety Agency (EASA) para realizar serviços de manutenção em aeronaves e componentes de companhias da União Europeia. Esta certificação, válida por dois anos e renovável, foi conquistada como parte de um acordo bilateral entre a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a EASA, simplificando os procedimentos de aprovação de organizações de manutenção.
"A aprovação pela EASA é uma chancela de qualidade e excelência dos nossos serviços. Com essa certificação, podemos agora oferecer nossos serviços a operadores em toda a União Europeia, ampliando significativamente nossas oportunidades de captar novos clientes e aumentar nossa geração de receita", complementa Costa.
O hangar da Azul em Campinas, localizado ao lado do aeroporto de Viracopos, que completará quatro anos de operação, tem capacidade para atender múltiplas linhas de manutenção pesada, modificações e paradas especiais para toda a frota da Azul e demais aéreas. Além de manter aeronaves, o hangar abriga dezenas de oficinas especializadas, incluindo rodas e freios, motores, estruturas, baterias, oxigênio e equipamentos de emergência.
A certificação da EASA também se estende às instalações de manutenção da Azul em Belo Horizonte, no aeroporto de Pampulha, que atendem às frotas ATR, Embraer 195 E1, Boeing e Pilatus, proporcionando serviços de manutenção pesada, paradas especiais e preservação.
"Estamos orgulhosos das conquistas da Azul TecOps neste primeiro ano. Nosso compromisso com a excelência e a inovação nos permitiu atender clientes exigentes e expandir nossas operações no mercado de MRO. Estamos entusiasmados com as oportunidades futuras e confiantes de que continuaremos a voar alto", conclui vice-presidente.