American Airlines começa a pagar comissão para reservas via NDC
Agentes de viagens dizem que a companhia aérea terá que trabalhar para reconquistar sua confiança
A American Airlines lançou um programa de comissões para reservas via Nova Capacidade de Distribuição (NDC). O programa, relatado pela primeira vez pelo boletim informativo The Beat, paga comissão de 10% para reservas habilitadas para NDC dos pacotes Main Plus, Main Select e Flagship Business Plus da American.
Fontes anônimas de agências de viagens forneceram ao The Beat detalhes sobre um memorando que receberam da American apresentando o novo programa, já em vigor, e com duração até o terceiro trimestre. Representantes de duas agências confirmaram o recebimento do memorando ao site Travel Weekly. Os assessores pediram que seus nomes não fossem revelados devido à sensibilidade de seus acordos comerciais.
Em 29 de maio, o CEO da American, Robert Isom, anunciou que a companhia aérea reverteria sua estratégia, melhorando e promovendo as reservas via NDC em vez de remover o conteúdo dos GDSs, dos quais muitas agências de viagens corporativas e de lazer dependem. Um dia antes, a companhia aérea havia anunciado a destituição do diretor comercial Vasu Raja, que havia sido peça-chave na polêmica estratégia de distribuição da companhia aérea.
Em 30 de maio, a American enviou cartas às agências de viagens informando que em breve receberiam informações adicionais sobre seu programa de agência preferencial, bem como sobre incentivos futuros para reservas NDC.
Reservas dos pacotes da American via NDC
O pacote Main Plus NDC da American inclui uma cabine principal extra ou assento preferencial e uma mala despachada. Main Select oferece tarifas reembolsáveis, alterações de voo no mesmo dia, embarque prioritário, check-in prioritário e escolha de todos os assentos na cabine principal no momento da reserva, incluindo Main Cabin Extra.
O pacote Flagship Business Plus é voltado para voos de longa distância e inclui assento na classe executiva, além de acesso às áreas privadas de check-in do Flagship First e triagem de segurança rápida; acesso ao jantar Flagship First nos Flagship Lounges da American; e uma terceira mala despachada.
Durante os 13 meses de implementação de sua estratégia para afastar as reservas da tecnologia GDS e direcioná-las para canais diretos e habilitados para NDC, a American reduziu sua equipe de vendas voltada para agências, cancelou contratos de incentivo corporativo, removeu a maior parte de seu conteúdo tarifário de GDSs e implementou ou anunciou uma série de medidas destinadas a recompensar reservas diretas com a companhia aérea – especialmente para membros do programa de fidelidade AAdvantage.
As medidas encontraram forte resistência da Sociedade Americana de Consultores de Viagens (ASTA) e das agências de viagens, que se manifestaram sobre as limitações de serviço em passagens americanas reservadas via NDC. No Brasil também houve protestos, como o da Fenactur.
Em última análise, Isom disse que uma inversão de curso era necessária porque a estratégia estava fazendo com que a American ficasse atrás de seus concorrentes, especialmente em reservas próximas. A American disse na última terça-feira que as tarifas econômicas básicas estão disponíveis apenas nos canais NDC, o que implica que todos os outros conteúdos tarifários estão retornando aos sistemas de distribuição tradicionais. A United Airlines tem uma estratégia semelhante.
Desde então, vários agentes de viagens disseram que a American terá que trabalhar para reconquistar sua confiança.
Com informações do Travel Weekly.