Laura Enchioglo   |   20/05/2024 15:37

Iberia será a 1ª aérea do mundo a operar o Airbus 321XLR

Novo modelo da Airbus tem corredor único, mas será capaz de fazer rotas transoceânicas


Divulgação
Iberia será a primeira companhia aérea do mundo a incorporar o novo Airbus A321XLR na sua frota
Iberia será a primeira companhia aérea do mundo a incorporar o novo Airbus A321XLR na sua frota

A Iberia será a companhia aérea inaugural dos novos aviões Airbus 321XLR. A empresa espanhola receberá o modelo até outubro deste ano.

Essa aeronave reforçará a frota de longo curso da Iberia e promete atuar de forma mais sustentável e inovadora, oferecendo a possibilidade de operar as rotas transoceânicas da companhia aérea também com uma aeronave de fuselagem estreita, ou seja, de corredor único.

O A321XLR reforçará a rede de destinos da companhia aérea com foco especialmente na América, pois além de ter mais unidades com autonomia para realizar viagens transoceânicas, o novo modelo permitirá uma utilização mais eficiente da frota, de acordo com a procura de cada um dos mercados aéreos.

Os primeiros destinos de longo curso para onde esta aeronave voará inicialmente serão Washington e, a partir de dezembro, Boston.

Voos longos, com um único corredor

Uma das grandes novidades que o A321XLR apresentará são voos de longo curso com uma aeronave de corredor único. Segundo a Iberia, será mantido o serviço premium no mesmo nível experimentado em modelos de fuselagem larga como o A330 ou A350 da frota da Iberia.

Esse modelo terá 182 assentos nas configurações de cabine Business e Economy, e contará com diversas melhorias que oferecem mais conforto aos clientes, incluindo porta-malas mais espaçosos, com capacidade de armazenamento de até 60% mais bagagens de mão, seis luzes de cabine diferentes e um moderno painel na entrada do avião, entre outros.

No caso da cabine Business, o A321XLR terá 14 assentos individuais com janelas e acesso direto ao corredor. Além disso, as poltronas oferecerão o máximo conforto, com assento ‘full flat’, que se transforma em cama, amplo encosto de cabeça em couro, compartimentos para itens pessoais e estrutura que oferece muito conforto e privacidade.

Todas as poltronas Business possuem tela individual de 18 polegadas com qualidade 4K, imagens mais nítidas e melhores tons no modo escuro.

O Airbus A321XLR terá 168 assentos na cabine Turista (econômica) do último modelo da Recaro, o CL3810, que é a evolução dos assentos das atuais aeronaves de longo curso, com reclinação de quatro polegadas e apoios de cabeça em couro. Os assentos terão ainda dois bolsos adicionais para guardar itens pessoais.

Todas as cabines do novo A321XLR oferecerão aos clientes a possibilidade de trazerem seus próprios fones de ouvido e conectá-los via Bluetooth; além disso, eles incluem portas de carregamento USB tipo A e C aprimoradas. As mesas de assento permitem que os clientes coloquem seus próprios dispositivos eletrônicos para que possam usá-los com mais conforto.

Da mesma forma, como o resto da frota de longo curso, o A321XLR terá conectividade para que os clientes possam se conectar ao serviço WiFi gratuito para enviar mensagens durante todo o voo.

O avião também contará com quatro banheiros com superfícies antibacterianas, torneiras com sensores de movimento e uma lixeira que poderá ser aberta com pedal.

Sustentabilidade

Em linha com o compromisso da Iberia de reduzir as emissões nas suas operações, essa aeronave irá operar voos de longo curso de forma mais sustentável, pois consome cerca de 30% menos que os modelos wide-body.

Um reforço para a rede de longo curso

A incorporação desse primeiro A321XLR acontecerá entre abril e outubro deste ano, e a chegada das sete aeronaves adicionais deste modelo que a Iberia receberá nos próximos meses, servirá de reforço para continuar aumentando a rede de destinos de longo curso da Iberia, bem como a capacidade nas cidades para as quais a companhia aérea voa atualmente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados