Karina Cedeño   |   14/05/2024 14:03

O que falta para total adesão ao NDC no Brasil? Especialistas respondem

Debate aconteceu durante o evento Iberia NDC Day, realizado em São Paulo, nesta terça-feira (14)


PANROTAS / Emerson Souza
Evento foi realizado no hotel Renaissance, em São Paulo
Evento foi realizado no hotel Renaissance, em São Paulo

Durante o evento Iberia NDC Day, realizado hoje (14) em São Paulo pela Iberia, os participantes do encontro puderam opinar sobre os desafios do NDC e o que falta para a total adesão ao novo padrão da Iata no mercado.

"Vemos que o NDC é uma tendência mundial e o Brasil não pode ficar atrás. Mas para que haja adesão, as companhias aéreas têm de se empenhar para que o sistema atenda 100% às necessidades das agências, para que elas tenham segurança de trabalhar com o produto", afirma Roberta Franzoni, da TP Air.

Para Marcelo Prado, da Tyller, ainda faltam funcionalidades no NDC. "Estamos acostumados com o GDS e no NDC ainda faltam algumas funcionalidades, cujo aprimoramento fará o mercado crescer e ampliar sua aderência ao novo padrão da Iata".

Julia Pires, da BRT, reforça a importância dos treinamentos. "Sinto que ainda ficamos carentes nesse quesito e por isso ainda não conseguimos ser especialistas em NDC", opina.

A falta de uma comunicação clara foi destacada por Tiago Souza, da Sakura. "Falta uma forma de comunicação mais clara e rápida sobre o que está sendo desenvolvido na companhia aérea e o que o agregador consegue disponibilizar. Sabemos que tudo isso é muito dinâmico e nem sempre a comunicação chega em tempo hábil".

Já Soraya Romano, da Ancoradouro, citou o desafio do pós-venda no NDC. "O pós-venda é o maior problema. A maioria tem plantão 24 horas, e como fazemos aos sábados e domingos para atender o passageiro, se ainda não há o pós-venda nos agregadores e na ferramenta? Também acho necessário aprimorar a visualização nos agregadores, para saber o que é NDC e o que é GDS quando o cliente faz pesquisa direta", ressalta Soraya.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.