Air France revela novas cabines na frota Embraer 190; fotos
Novidade inclui assentos mais confortáveis e leves fabricados na França
A Air France apresentou uma prévia das novas cabines que, em breve, serão instaladas em todas as aeronaves Embraer 190 operadas pela subsidiária regional HOP!. O anúncio aconteceu durante a Aircraft Interiors Expo, em Hamburgo (Alemanha), e a primeira dessas aeronaves remodeladas entrará em operação no próximo outono europeu.
Dessa forma, a empresa reforça seu compromisso em continuar buscando oportunidades de mercado para padronizar a oferta de produtos e serviços na rede de curta e média distância.
Assentos novos e mais confortáveis
Com as cabines redesenhadas, a frota Embraer 190 será equipada com 110 novos assentos dispostos em uma configuração 2-2. Todas as poltronas são em couro e equipadas com estofamento ergonômico de espuma para mais conforto e durabilidade. Reclinável em até três polegadas, o assento terá 46 cm de largura, uma mesa, espaço de armazenamento otimizado, apoios de braço reclináveis e um gancho para casacos. É possível ajustar a altura e a largura do encosto de cabeça.
Posicionado na altura dos olhos, um suporte retrátil com a superfície nervurada e antiderrapante para acomodar com segurança um smartphone ou tablet será integrado ao assento. Será acompanhado de portas USB A e C, permitindo aos clientes recarregar os dispositivos pessoais, inclusive notebooks. Haverá também um porta-copos duplo.
A bordo, os passageiros da Business ficarão acomodados nas primeiras fileiras da aeronave. Para garantir conforto e privacidade, uma cortina móvel separará essa cabine do restante do avião e, a partir de janeiro de 2025, cada cliente terá um assento livre ao seu lado.
Poltronas mais leves, projetadas e fabricadas na França
Para projetar os assentos, a Air France fez uma parceria com a fabricante francesa Expliseat, trabalhando com Andrea Mocellin, um designer no segmento de mercado de alto padrão.
Feita de fibra de carbono e titânio, a estrutura do assento é ultraleve e extremamente resistente. Ela incorpora elementos reciclados e o mínimo de plástico possível.
Cada novo assento é 30% mais leve do que o modelo atual, ajudando a reduzir o peso total da aeronave para diminuir o consumo de combustível e as emissões de CO2. A iniciativa faz parte da estratégia da companhia aérea para reduzir as emissões de carbono, juntamente com outros esforços, como a renovação da frota, o aumento do uso de combustíveis sustentáveis de aviação e o desenvolvimento de práticas de pilotagem ecológica.
Feitos sob medida para atender às exigências da empresa, os assentos serão produzidos em Angers, na França. A reforma das aeronaves Embraer 190 começará na unidade de manutenção da HOP!, em Clermont-Ferrand, após o verão no hemisfério norte.