Laura Enchioglo   |   16/05/2024 08:01
Atualizada em 22/05/2024 11:18

Aéreas internacionais flexibilizam bilhetes para Porto Alegre; veja regras

Rio Grande do Sul vem passando por momentos alarmantes e companhias alteram regras para atender clientes


Reprodução/WhatsApp
Aeroporto de Porto Alegre se encontra inundado e sem previsão de retomada das operações
Aeroporto de Porto Alegre se encontra inundado e sem previsão de retomada das operações

O Rio Grande do Sul vem passando por momentos alarmantes com as enchentes que afetam o Estado, principalmente a capital Porto Alegre, e consequentemente o principal aeroporto da região, o Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre Airport). Localizado na capital gaúcha, o terminal ficou inundado e está, até o momento, sem previsão de retomada das operações.

Pensando nos clientes afetados, o Portal PANROTAS procurou algumas das companhias aéreas internacionais que voam de/para POA, para entender as políticas de cada uma.

As companhias nacionais, Azul, Gol e Latam, estão criando – e ampliando – malhas aéreas emergenciais e alterando suas políticas de reembolso, cancelamento e alteração de voos.

Confira o posicionamento das áreas internacionais abaixo:

Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas adotou uma política de alteração de rota do bilhete e de reembolso, este último sem custo. A companhia também cancelou voos para/de Porto Alegre até 31 de agosto de 2024. Confira o que fazerem cada caso abaixo:

Alterar a rota do seu bilhete: sem penalidade, pagando apenas a diferença de tarifa/milhas, se houver

  • É permitida uma única alteração nessas condições.
  • Se o bilhete foi comprado em uma agência de viagens, a alteração deve ser processada através da mesma.
  • Se o bilhete foi comprado diretamente na Aerolíneas Argentinas: solicitamos que entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento
  • A alteração de rota deve ser para outra rota internacional, não sendo permitidas alterações para rotas com voos exclusivamente domésticos.

Solicitar o reembolso sem custo

  • Se o bilhete foi comprado em uma agência de viagens, o reembolso deve ser solicitado através da mesma.
  • Se o bilhete foi comprado diretamente na Aerolíneas Argentinas: envie a solicitação aqui

Air Canada

A Air Canada emitiu um comunicado com as orientações aos passageiros sobre como agir em relação a voos de/para Porto Alegre. Os clientes podem alterar data, modificar o destino e pedir reembolso parcial ou integral. Confira detalhes aqui.

Air France-KLM

As companhias aéreas do grupo Air France-KLM têm oferecido flexibilidade aos passageiros impactados, renunciando às penalidades por alterações e permitindo que mudem o embarque para um aeroporto próximo, como, por exemplo, Florianópolis.

“Nossas equipes de suporte estão alinhadas para fornecer o melhor apoio possível para nossos passageiros nessas circunstâncias excepcionais. Continuamos monitorando a situação na região”, disse em comunicado enviado à PANROTAS.

Para bilhetes comprados em agências de viagem, o contato é via Indoor Sales, em: mail.indoorsales.br@airfrance.fr. Para bilhetes comprados nos canais diretos da Air France e da KLM:

  • Air France: +55 11 3878 8360
  • KLM: +55 11 3878 8363


Copa Airlines

A empresa aérea panamenha suspendeu as operações envolvendo Porto Alegre por tempo indeterminado e diz a seus clientes com bilhetes emitidos até 02 de maio e com data de viagem entre 2 de maio de 2024 e 15 de setembro de 2024 podem alterar o itinerário da viagem para qualquer data dentro do intervalo da validade do bilhete ou solicitar o reembolso de sua passagem.

"Importante: Não serão oferecidas opções de alteração de data de/para Porto Alegre (POA), pois as vendas foram suspensas até segunda ordem. As alterações são permitidas apenas em voos 100% online Copa (230). Para saber informações completas, pedimos que entre em contato com o nossa equipe de vendas ou Call Center: 11 4933 2399. 399", aponta a Copa.

Delta

Em nota, a Delta informa que está flexibilizando a reemissão de todos os bilhetes para passageiros que queiram sair de aeroportos para os quais a malha da Latam foi reajustada. Também há ações de contingenciamento no time de suporte de vendas para ajudar neste momento.

Lufthansa

"Devido ao fechamento do aeroporto de POA e, consequentemente, o cancelamento dos voos operados pela LA/G3/AD, gostaríamos de compartilhar algumas informações importantes. Além da Política de SKCHG/INVOL, observe abaixo algumas instruções especiais, aplicáveis a bilhetes com:

  • Voos de/para POA operados por LA/G3/AD
  • Data da emissão do bilhete: até 08MAY24
  • Data de viagem original: entre 03MAY24 e 31MAY24
  • Emitido por: LH/LX (220-, 724-)


Alteração de Origem/Destino e Data de Viagem

Com a previsão de fechamento do aeroporto até 31 de maio uma única alteração de O&D (Origem e Destino) é possível, para voos até esta data. Caso seu passageiro tenha um novo voo após esse período, a Política SKCHG/INVOL padrão deverá ser aplicada. Observe que:

  • Alteração de O&D (Origem e Destino) válida entre: POA e FLN/ NVT/ XAP/ CWB/ JOI/ JJG/ PFB/ CXJ/ SAO/ RIO e vice-versa.


Classe de Reserva/Booking (RBD):

Em relação às novas classes de reserva (RBD), observe:

  • Voos operados pelo Lufthansa Group: Qualquer classe de reserva (RBD) no compartimento/cabine originalmente reservado
  • Voos operados pela LA: Qualquer classe de reserva (RBD) no compartimento/ cabine originalmente reservado
  • Voos operados por G3/ AD: Utilizar classe de reserva original ou a mais baixa disponível no compartimento originalmente reservado.


Informações sobre reembolso:

Em caso de reembolso, observe que:

  • Os itinerários com segmentos UN podem ser encaminhados para reembolso, de acordo com a Política de SKCHG/INVOL.
  • Caso os segmentos não tenham status UN, será necessário solicitar um waiver.


Gostaríamos de informar que todas as reservas afetadas devem ser alteradas pela agência, porém os bilhetes devem ser reemitidos exclusivamente através da nossa Central de Atendimento. Observe que, conforme regra, não é possível deixar o bilhete em aberto.

A equipe do Lufthansa Group expressa sua mais profunda solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nossos pensamentos estão com aqueles que foram afetados por essa tragédia e estamos prontos para oferecer qualquer apoio possível durante este difícil período."

Sky Airline

A companhia aérea informou que as rotas que incluem a cidade de Porto Alegre têm previsão de início a partir de 15 de julho. A empresa está atenta aos comunicados da administradora do aeroporto Salgado Filho e aguarda informações de como seguirão as operações no momento em que voltará a operar seus voos sazonais partindo do local.

Lembrando que a Sky só opera em Porto Alegre em períodos sazonais, como a Temporada de Neve, que se inicia em julho. A companhia não estava operando nos últimos dias no aeroporto atingido.

Tap

Neste momento, a Tap permite que os passageiros remarquem a sua viagem até dia 30 de junho sem custos. Podem remarcar para qualquer aeroporto do Brasil que a Tap opera. Caso a situação não seja normalizada até esta data, a companhia vai ajustar esta remarcação. O passageiro que quiser cancelar, recebe o reembolso integral.

Ainda, a partir de 28 de maio, a Tap irá adicionar um voo extra para Guarulhos para ajudar neste fluxo de passageiros. A companhia aérea reforça que os canais de comunicação continuam sendo os call centers e agências de viagens.

United Airlines

Apesar de não ter voos diretos para POA, a United Airlines está entrando em contato direto com clientes que fazem conexão em outras companhias aéreas para Porto Alegre para oferecer flexibilidade em sua viagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados