Espaço Iberia é um marco na experiência do passageiro; veja fotos
Local, que acaba de completar um ano, está situado em uma das avenidas mais tradicionais de Madri
MADRI – O desafio é grande e o investimento também. Mas a Iberia usou a criatividade e apostou literalmente na experiência para atrair o passageiro, melhorar o engajamento com o público usuário e potencial e, de quebra, subir a reputação da marca, apontando para qualidades como inovação, experiência e sustentabilidade, valores tão em voga na atualidade.
O Espaço Iberia, que acaba de completar um ano, está situado em uma das avenidas mais tradicionais de Madri, a Gran Vía, ao lado de edifícios emblemáticos, de algumas das lojas que mais frequentam o imaginário dos viajantes que adoram comprar e diversos teatros em estilo Broadway.
O maior desafio da companhia espanhola talvez seja mostrar ao público que não se trata de uma loja para vender bilhetes Iberia – nem há essa opção por lá. Mas, a contar pelo público que encheu o local nesta sexta-feira (26), quando a reportagem do Portal PANROTAS foi conhecer o espaço, as campanhas, as matérias na imprensa e o boca a boca estão funcionando. Em 2023, desde abril, 22 mil pessoas conheceram o espaço. Esse ano, deve ser muito mais.
Investimento
O investimento também é alto. São cerca de 1 mil metros quadrados de área em endereço nobre, divididas em dois pisos, com pelo menos 20 funcionários trabalhando a cada turno, entre eles comissárias e instrutores de voo. E o que é melhor – ninguém paga nada para viver o estilo Iberia de voar. É literalmente uma experiência. E estão incluídos na iniciativa simuladores de voo, sala vip com todos os seus atrativos e serviço de bordo de classe executiva.
“O Espaço Iberia surgiu em plena pandemia. Queríamos uma forma de manter viva na mente do passageiro como é boa a experiência de voar, mesmo estando em terra. Quebramos a cabeça, demos vida ao local e estamos muito felizes com o resultado. Nossos potenciais passageiros passam pelo espaço e entram para conhecer a experiência Iberia”, afirma a diretora comercial de Red, Alianças e Clientes da Iberia, Maria Jesús López Solás.
O espaço
Se você pensou que é muita responsabilidade, vale saber que o bom humor não larga essa andaluza que já morou no Brasil. A experiência envolve nada menos que, entre outras, um simulador de voo logo à entrada, onde chega a fazer fila, várias experiências em realidade virtual (VR), bastante reais mesmo, uma lojinha de produtos Iberia, claro, um Premium Lounge (menor, mas que simula uma sala vip) e uma experiência gastronômica de classe executiva, mesmo que na fila você não seja o sortudo a ocupar os dois assentos da classe disponíveis.
Independentemente de onde senta, na econômica, na premium ou na business, o cardápio servido ao visitante é o da executiva. Para isso, há comissárias no local que servem como a experiência do voo. Com direito a espumante e tira-gostos na chegada, entrada, prato principal, sobremesa e sua bebida (ou outra) sendo completada sempre que o copo esvaziar.
E tem mais. Em outro ponto: há uma simulação do primeiro voo da Iberia como era à época, com cadeiras e malas daqueles tempos. E os visitantes podem se vestir como nos primeiros anos da aviação e ainda levar para casa um vídeo vintage, em preto e branco meio sépia, produzido no local por especialistas. Na passagem de um andar a outro, a companhia oferece uma experiência de policromia, reproduzindo as cores da cabine da business para relax dos passageiros.
Desmontando um motor
Há também espaços corporativos, informações importantes sobre a Iberia, áreas dedicadas à sustentabilidade e à inovação. Na experiência de realidade virtual, por exemplo, além de passear pelo avião de forma muito intensa, é possível conhecer e desmontar uma turbina como se ela do seu lado estivesse ou olhar uma montanha cheia de neve como se você estivesse fazendo um rasante por cima dela.
A lojinha, entre outras, apela para a memória e a emoção dos passageiros reproduzindo em belos cartazes, propagandas que convidavam o passageiro a conhecer os destinos Iberia antes dos anos 1950. Enfim, uma ótima surpresa, não deixe de visitar o espaço se for a Madri. Mas, até o momento, moradores e visitantes de Bogotá e da Cidade do México também já contam com um Espaço Iberia. Quando ele chega ao Brasil, ainda não se sabe. Ou não se divulga...
Confira o álbum abaixo para ver imagens do espaço.
Fabiola Bemfeito, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Iberia