Compra da Air Europa fomentará competição, responde IAG
Grupo aéreo rebateu objeções ao acordo comunicadas pela Comissão Europeia
O International Consolidated Airlines Group (IAG) respondeu ao comunicado de objeções (Statement of Objections, ou SO) da Comissão Europeia sobre a operação de compra da Air Europa. "O SO é um documento comum em processos de concorrência para operações de consolidação complexas e permite que a Comissão detalhe as preocupações que, em sua opinião, podem surgir", comunicou o IAG.
Conforme esperado, a comissão considera que esta operação pode ter efeitos adversos para a concorrência em várias rotas, tanto domésticas e europeias quanto rotas para as Américas, principalmente devido à redução do número de companhias aéreas que operariam nelas.
O processo agora entra nos meses decisivos, durante os quais a comissão avaliará as soluções que o IAG está propondo. "Nossa proposta é muito sólida e acreditamos que conseguirá abordar todas as preocupações da comissão. Como Marco Sansavini, presidente executivo da Iberia, já adiantou, isso envolve ceder a outros concorrentes 40% dos voos operados pela Air Europa em 2023, com o compromisso de que nenhuma rota seja operada exclusivamente pela Iberia e Air Europa", explicou o grupo.
O IAG afirma que continua trabalhando com a comissão para aproximar posições e acordar uma solução definitiva que permita realizar esta operação fundamental para impulsionar a conectividade e a economia da Espanha, com todas as garantias para os consumidores. "Apenas uma competição saudável entre os hubs do sul e do norte da Europa e a consolidação da aviação em nosso continente permitirão à Europa competir de igual para igual com a América do Norte, Ásia e os países do Golfo", conclui.
Confira a seguir o comunicado completo do IAG sobre os motivos pelos quais a aquisição da Air Europa, na verdade, fomentará a competitividade aérea na Europa.
Por que a aquisição da Air Europa pela IAG fomentará a competição?
Os fatos:
- O sul da Europa carece de um aeroporto que possa competir com os do norte, incluindo os de Paris, Frankfurt e Amsterdã, pois cada um abriga a sede operacional ou hub de uma única companhia aérea dominante.
- Madrid-Barajas é o único aeroporto europeu que abriga a sede de duas companhias aéreas diferentes que operam uma mesma rede de destinos, o que é ineficiente e limita a capacidade de crescimento do aeroporto.
- A operação permitirá à Iberia obter uma posição em seu centro de operações em Madrid-Barajas similar à desfrutada por outras companhias aéreas europeias líderes em seus respectivos hubs.
- O governo espanhol anunciou um investimento de 2,4 bilhões de euros em um plano de expansão de Madrid-Barajas que visa atingir 90 milhões de passageiros anuais, em comparação com os atuais 60 milhões.
- A expansão do aeroporto terá mais chances de sucesso se contar com uma companhia aérea líder capaz de transportar um grande número de passageiros.
Entendemos que para os reguladores seja prioritário preservar a competição no setor europeu da aviação; também o é para nós. Por isso, nos esforçamos para elaborar um pacote eficaz de soluções que crie um mercado mais competitivo e beneficie os consumidores.
Em comparação com o pacote de soluções que apresentamos em nossa proposta anterior de aquisição da Air Europa, o pacote atual duplica nossa oferta em termos de capacidade desinvestida.
Se a Comissão Europeia (CE) aceitar nosso pacote – que ainda poderia evoluir para refletir a situação competitiva mais recente de cada rota e à medida que continuam nossas conversas com a CE para introduzir os ajustes necessários –, serão alcançados os seguintes resultados:
A competição estará garantida.
- A IAG e a Air Europa sempre enfrentarão outros operadores fortes que fazem parte da concorrência, sejam outras companhias aéreas (existentes e/ou beneficiárias do pacote de soluções), trens de alta velocidade ou ambos.
- Ofereceremos aos adquirentes tudo o que necessitam para iniciar as rotas cedidas e manter um serviço competitivo. Não apenas ofereceremos rotas de conexão e horários de voo, mas também disponibilizaremos aeronaves e serviços de manutenção, reparação e revisão, tripulação, assistência em solo e as reservas já existentes de clientes.
- Também ofereceremos transferir estruturalmente tudo o necessário para gerenciar um negócio competitivo e viável em todas as rotas cedidas.
Outras companhias aéreas crescerão.
- Cedemos mais de 40% dos voos da Air Europa em 2023, assim como horários de voo nas faixas mais demandadas.
- Isso proporcionará uma base sólida para outras empresas competirem e crescerem de forma sustentável.
- Avançamos em nossas conversas com várias empresas interessadas em assumir as rotas cedidas – tanto para trajetos de curta quanto de longa distância –, o que demonstra que nosso pacote é viável e pertinente em termos comerciais.
Os consumidores terão novas opções.
- Em voos de longa distância, continuará existindo uma competição sólida para todas as rotas relevantes.
- Na Europa, facilitaremos aos adquirentes das rotas de longa distância acesso a rotas de conexão dentro da Europa, a fim de garantir a competição e a conectividade também nas rotas indiretas.
- Tanto a companhia aérea resultante de nossa aquisição quanto os adquirentes das rotas cedidas contribuirão para gerar uma maior conectividade dentro da Europa, antecipando preocupações potenciais sobre efeitos adversos sobre o tráfego de conexão.
Madrid-Barajas se tornará um verdadeiro hub.
- Longe de minar nossos planos de expansão para novas rotas, nosso ambicioso pacote de soluções otimizará o posicionamento de Madrid-Barajas como hub, em benefício de todos os passageiros.
- Madrid será um centro de conexões 360º mais vibrante e abrigará mais companhias aéreas, o que gerará uma maior conectividade.