Latam vive "momento único" em sua história, diz Aline Mafra
Diretora afirma que aérea saiu mais forte das turbulências da pandemia e comemora parceria com Delta
Líder em share de passageiros no Brasil em 2023, e voltando após oito anos a ser a primeira também no setor corporativo brasileiro, a Latam Airlines tem motivos de sobra para comemorar. O que era uma situação das mais delicadas no início da pandemia, quando a companhia aérea entrou no Chapter 11 nos Estados Unidos em 2020, se transformou em uma recuperação tão ascendente que levou a empresa a um "momento único em sua história", segundo a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.
"É um momento único, que provavelmente a Latam nunca teve nos 12 anos de história. E estamos sedentos por aproveitar isso, não somente em termos de crescimento da empresa, mas de explorar tudo que o Brasil tem para oferecer", comentou Aline em entrevista exclusiva durante o Fórum PANROTAS 2024.
Segundo ela, o processo de recuperação judicial vivido nos Estados Unidos – pelo qual agora passa a Gol –, apesar de duro, permitiu à Latam voltar a crescer com eficiência operacional. "Nossos custos fixos se tornaram mais competitivos a partir dali. Com isso, tivemos melhores condições de lidar com a conjuntura da aviação, como o preço do combustível crescendo 100% e uma demanda que ainda se recuperava lentamente", disse a diretora.
Tal decisão, afirma, possibilitou à Latam terminar o ano de 2023 com lucro líquido de US$ 582 milhões, receita 18% maior que a de 2022 e margem operacional de 11,3%, acima até do que a companhia obteve em 2019, antes da pandemia.
O cenário positivo deixa a empresa otimista com o futuro próximo: em 2024, a Latam Airlines espera crescer 9% em oferta de assentos no ano no Brasil, e até 14% globalmente, diz Mafra.
Resultados com a Delta
Parte importante do otimismo vem da joint-venture com a Delta Airlines: houve um crescimento 63% em passageiros transportados no âmbito da JV entre 2022 e 2023, saindo de 800 mil para 1,3 milhão, e os voos de Latam e Delta já subiram de 27% para 34% de toda a oferta de assentos nas rotas entre Brasil e EUA, segundo a diretora.
"No ano passado, aqui no Fórum, a gente falava de promessas, planos. Hoje, é uma prestação de contas. De lá para cá anunciamos uma série de novas rotas", aponta Aline. Algumas dessas adições foram: um segundo voo GRU-Atlanta, voos de GIG para Atlanta e Nova York e uma frequência entre Lima e Atlanta, operada pela Latam em pleno hub norte-americano da Delta.
Com o aprofundamento da parceria, as aéreas também aperfeiçoaram o atendimento ao B2B. "Antes, executivos de Delta e Latam iam juntos nas visitas às empresas, mas ainda no seu papel antigo, sem muita especialização. Hoje a gente sempre tem um executivo especialista na JV e em Estados Unidos, independentemente se é Delta ou Latam, nessas visitas" explica a diretora.
Latam e Delta estiveram também no palco do Fórum PANROTAS, onde comemoraram o avanço da parceria e homenagearam a PANROTAS pelos seus 50 anos.
Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS