Latam cria programa interno para formar embaixadores da inovação
Primeira edição vai preparar 40 funcionários de diferentes países, com 12 diferentes habilidades
O Grupo Latam acaba de criar o primeiro programa interno da aviação na América do Sul para formar embaixadores da inovação. Criado pelo Latam Labs em parceria com a consultoria AAA Inovação, a primeira edição do programa “Embaixadores da Inovação Latam” vai preparar 40 funcionários de diferentes países, áreas e cargos para se tornarem especialistas na área. O objetivo é promover a cultura da inovação e do intercâmbio transversal de ideias para transformar a aviação sul-americana.
Os primeiros 40 embaixadores da inovação da Latam foram selecionados com base em um teste que identificou 12 habilidades entre os inscritos: resiliência, aprendizado contínuo, colaboração, comunicação, criatividade, curiosidade, proatividade, liderança, pensamento crítico, resolução de problemas, visão estratégica e articulação. O grupo agora inicia a sua trilha de aprendizado dividida em quatro módulos: inovação e desafios, ideação e design, métricas e inovação aberta e prototipação. As aulas são ministradas por professores e profissionais no mercado, reconhecidos pela sua gestão ou capacidade em inovação e criação de ambientes disruptivos. O processo de aprendizado terá duração de um ano.
"Queremos crescer com diversidade de ideias e soluções para liderar as transformações da aviação no nosso continente. O objetivo deste programa é colocar a semente da inovação em todas as áreas da Latam a partir do empoderamento dos nossos funcionários, de diferentes países e cargos, para que tenham olhar crítico sobre nossos processos e espaço para sugerir novas formas de agir", explica o diretor de Transformação de Serviços do Grupo Latam, Rafael Walker.
O que é o Latam Labs?
Desde novembro de 2020, o Latam Labs é o núcleo de inovação permanente (open innovation) do grupo Latam para testar novas ideias disruptivas que surgem dentro e fora da empresa. O núcleo testa ideias dos seus próprios funcionários e de ecossistemas externos (universidades, empreendedores, startups e hubs de conhecimento como o Inovabra) em ambientes reais da operação da companhia. Atualmente, o Latam Labs conta com oito parceiros externos – incluindo a Inovabra.
Entre as ideias já testadas pelo Latam Labs e implementadas na Latam, destaque para projeto de uso de inteligência artificial para aprimorar o atendimento em aeroportos, criação de solução digital para atender clientes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da Central de Intérpretes de Libras e aplicação de redes neurais e de deep learning na experiência do cliente durante a sua jornada.