Por meio de IA, KLM reduzirá 63% do desperdício de alimentos a bordo
Por meio da tecnologia, aérea consegue prever número exato de refeições necessárias nos voos
A KLM implementou um sistema de Inteligência Artificial para reduzir o desperdício de comida em suas aeronaves. Por meio da tecnologia, a companhia consegue prever quantos dos passageiros que fizeram a reserva realmente irão embarcar em um voo.
Isso permite que o número exato de refeições necessárias seja calculado e que a KLM consiga reduzir em até 63% o desperdício de alimentos com base no número esperado de passageiros por voo. Em uma base anual, isso equivale a uma economia de mais de 100 mil quilos de refeições.
"Os investimentos em tecnologia digital são uma prioridade para a KLM. A aplicação da Inteligência Artificial contribui enormemente para melhorar nossas operações e torná-las mais sustentáveis. O combate ao desperdício de alimentos é um bom exemplo disso, resultando em dezenas de milhares de refeições a menos desperdiçadas em nossos voos a cada ano", comenta Marjan Rintel, CEO da KLM . Dependendo da classe, entre 3% e 5% dos passageiros com reserva não aparecem (no horário) para o voo.
Como funciona o programa de redução de desperdício de alimentos
O modelo de IA mais recente (Trays) é o primeiro desenvolvido especificamente para as atividades de catering da KLM e prevê o número de passageiros a bordo com base em dados históricos. O Sistema de Refeições a Bordo (MOBS) recebe o número esperado de passageiros por voo com previsões separadas para as classes Business, Premium Comfort e Econômica. Usando o modelo de IA, a previsão começa 17 dias antes da partida e continua até 20 minutos antes do voo. Isto significa que o número mais preciso possível de passageiros é previsto para todo o processo de catering, desde a compra até o carregamento, evitando assim um excesso de refeições.
O modelo de IA Trays foi lançado no final do ano passado pela Kickstart AI. A iniciativa reuniu talentos de empresas como a KLM, bol, Ahold Delhaize, NS e ING para trabalhar em seu desenvolvimento. "Estamos satisfeitos por termos conseguido fazer uma contribuição valiosa para esse importante projeto da KLM. Nosso objetivo com o Kickstart AI é acelerar a adaptação da IA para a comunidade empresarial holandesa e esperamos trabalhar em estreita colaboração com empresas holandesas para que isso aconteça", acrescenta Sander Stomph, CEO e cofundador da Kickstart AI.
Uma análise de três meses mostra uma redução de 63% de alimentos desperdiçados em comparação com o serviço de catering para cada passageiro reservado. A maior melhoria pode ser observada nos voos intercontinentais da KLM a partir de Schiphol (Amsterdã), onde 2,5 refeições a menos (1,3 kg) precisam ser jogadas fora por voo. Em uma base anual, isso equivale a uma economia de 111 mil quilos de refeições em todos os voos da KLM que são abastecidos a partir de Schiphol.
Outras aplicações da IA na KLM
A KLM também está trabalhando na aplicação da Inteligência Artificial em outras partes de suas operações comerciais. Por exemplo, a IA é importante para tornar a manutenção de aeronaves mais inteligente. Além disso, os programas de IA são usados para simular dias de mau tempo previstos, deixando claro com antecedência qual seria a melhor programação para permitir que os voos continuem no horário o máximo possível. A IA também ajuda os passageiros, fornecendo dicas de viagem personalizadas após a reserva de um voo.