Latam transporta primatas para apoiar conservação da espécie
Avião solidário da companhia aérea já protegeu mais de 4,6 mil animais
Dois machos de espécies ameaçadas de extinção receberam um novo lar nesta segunda-feira (19) por meio do transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da Latam em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Um Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) e um Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) foram transportados do Rio de Janeiro (RJ) para Bauru (SP) para reproduzir, de acordo com as recomendações do programa de conservação para estas espécies. Os animais, nascidos e criados no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, agora viverão no Parque Zoológico Municipal de Bauru.
O transporte gratuito foi realizado por meio da Latam Cargo em voo operado no trecho Santos Dumont-Guarulhos. Na sequência, os animais foram levados por via terrestre até Bauru. Na prática, o transporte aéreo reduziu de dez para cinco horas a viagem na comparação com um deslocamento exclusivamente terrestre entre as duas instituições.
Avião solidário da Latam já protegeu mais de 4,6 mil animais
A ação com os dois primatas foi o segundo transporte gratuito de animais do Avião Solidário da Latam no Brasil em 2024. Com 11 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a covid-19 para todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo Latam, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.