Gonzalo Romero conta planos para gestão de Brasil e Argentina na Air Europa
Aérea terá mais facilidade de montar estratégias para os dois países com liderança unificada
Seguir fazendo da Air Europa uma importante ferramenta de conexão entre os principais destinos da Europa com Brasil e Argentina. Este é o resumo do que pretende Gonzalo Romero, que desde o começo do mês exerce simultaneamente as funções de diretor geral no Brasil e country manager na Argentina, centralizando a liderança da companhia aérea nos dois países.
Desde 2018 atuando na companhia, Romero assegura que a atenção da empresa com serviço e expansão nos dois mercados segue a mesma e que agora, com o gerenciamento unificado, ficará mais fácil montar estratégias alinhadas para os dois mercados.
O executivo garante ainda que vai acompanhar de perto a operação nos dois países e o contato das equipes com parceiros comerciais. Ele seguirá liderando o trabalho no Brasil e fará um papel semelhante na Argentina, agora com mais viagens para ficar perto das equipes nos dois destinos.
O dirigente lembra ainda que cada país tem sua especificidade e, sendo assim, será necessário desenvolver oportunidades e organizações de acordo com cada singularidade.
"É um privilégio assumir esse grande desafio. Trabalhar com os dois países permitirá somar ainda mais forças para que as estratégias sejam trabalhadas mais fortemente"
Gonzalo Romero
Vale lembrar que sob a gestão de Gonzalo Romero a Air Europa teve em 2023 taxa de ocupação de aeronaves entre 93% e 94% nos voos de São Paulo, superando a média da década, que era de 87%. Nos voos de Salvador - que é o outro destino atendido pela empresa no País - o índice ficou em 91%.
Na Argentina, a companhia espanhola também tem dois destinos que recebem e enviam voos diretamente para a Europa: Buenos Aires, com operações diárias, e Córdoba, com partidas e chagadas três vezes por semana.
Veja a seguir a entrevista de Gonzalo Romero ao Portal PANROTAS
PORTAL PANROTAS: Com a incorporação do mercado argentino dentro das suas atribuições, o que muda? Ter os dois países sob a mesma gestão pode facilitar a elaboração de estratégias conjuntas?
Gonzalo Romero: Para mim é um privilégio poder assumir o grande desafio de estar à frente de dois mercados importantes para a empresa, que são o Brasil e a Argentina. As estratégias de ambos os países estão alinhadas com a da companhia para toda a América, entre elas, principalmente, continuar com o posicionamento e lembrança da marca, além de se manter como empresa referência em conectar Brasil e Argentina com as principais capitais de Europa.
Trabalhar com os dois países permitirá somar ainda mais forças para que as estratégias sejam trabalhadas mais fortemente, fortalecendo os resultados da companhia como um todo.
Panrotas: Como será a combinação das duas funções, considerando a relevância que esses dois mercados têm para a região?
Romero: O trabalho será focado com cada um dos mercados, com as especificidades, necessidades e demandas de cada um, sempre cumprindo a estratégia de nossa empresa e com foco em dar atendimento a todas as nossas agências de viagens e oferecendo o melhor serviço a nossos passageiros.
No entanto existem práticas importantes em cada um deles, que poderão ser compartilhadas e implementadas entre os dois.
Panrotas: Quais os planos da Air Europa para o Brasil e a Argentina em 2024?
Romero: Continuar crescendo com a presença de marca nos dois países, manter-se como companhia aérea referência em conectar o Brasil e a Argentina com a Europa e a preferida entre os passageiros.
Seguir trabalhando com a frota mais moderna e sustentável, contando com os modelos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 737, que garantem eficiência e comodidade aos passageiros. A Air Europa espera concluir a chegada de quatro novos Boeing 787-9 Dreamliner em breve, além dos dois recebidos em dezembro, o que lhe permitirá ter mais de 20 unidades deste modelo até o final do primeiro trimestre do próximo ano.
Também vamos continuar fomentando os demais destinos para além de Madri, mantendo a cidade como hub estratégico na Europa. Seguiremos reforçando o relacionamento com passageiros corporativos e promovendo nossa business class.
Panrotas: Com essa gestão dividida, como ficam as lideranças nacionais da Air Europa? Serão designados executivos para cuidar mais de perto desses dois mercados individualmente?
Romero: Não, seguirei liderando os cargos de direção dos dois países, com o apoio das gerentes comerciais Viviana Santanello, na Argentina, e Claudia Shishido, no Brasil, além de contar com toda a expertise das demais equipes operacionais, financeiras e de suporte brasileiras e argentinas.