Copa e Alaska Airlines retomam operação de seus B737 Max 9
Aeronaves de ambas companhias aéreas estão passando por rigorosas inspeções para voltarem a voar
A Copa Airlines informa que recebeu autorização para que os 21 Boeing 737 Max 9 que estavam temporariamente suspensos, seguindo diretrizes da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, concluam o processo de inspeção exigido e possam voltar a operar sob níveis de segurança.
As inspeções estão sendo realizadas por técnicos profissionais da companhia aérea, seguindo os mais altos padrões de qualidade e com a supervisão da Autoridade de Aviação Civil (AAC) do Panamá. A empresa acredita que este processo seja concluído ainda nesta sexta-feira (26).
A aérea está, desde ontem (25), reativando gradativamente os voos anteriormente cancelados, até retornar ao itinerário completo neste domingo (28). Além disso, também informa que está oferecendo novas opções para passageiros cujos itinerários foram afetados:
- Passageiros que confirmaram um novo itinerário de viagem poderão mudar para um novo voo sem custo adicional, se assim o desejarem;
- Passageiros que ainda não tenham um novo itinerário de viagem confirmado após o voo original ter sido afetado poderão escolher um novo voo ligando para a central de atendimento ou visitando um escritório de vendas, aeroporto ou agência de viagens;
- Passageiros cujas passagens já estão em processo de reembolso e desejam viajar deverão adquirir uma nova passagem.
A companhia aérea reitera ainda a recomendação de os viajantes verificarem o status do voo no site ou aplicativo móvel antes de se dirigirem ao aeroporto.
Alaska Airlines também normaliza
A Alaska Airlines informa que a Administração Federal de Aviação (FAA) aprovou, na quarta-feira (24), um processo completo de inspeção e manutenção para as aeronaves 737 Max 9. A companhia está agora realizando essas inspeções detalhadas e também dá início ao retorno de suas operações com o avião.
Segundo a aérea, cada um dos aviões só retornará ao serviço quando as inspeções forem concluídas e cada aeronave for considerada em condições de aeronavegabilidade de acordo com os requisitos da FAA. A empresa conta com 65 aviões do tipo em sua frota e as vistorias devem levar até 12 horas em cada aeronave.
"Após as inspeções realizadas por nossos qualificados técnicos de manutenção, esperamos trazer nossos primeiros aviões de volta ao serviço comercial programado na sexta-feira (26). Adicionaremos mais aviões de volta ao serviço todos os dias à medida que as inspeções forem concluídas e cada aeronave for considerada em condições de aeronavegabilidade. Esperamos que as inspeções em todos os nossos 737 Max 9 sejam concluídas na próxima semana", diz a empresa.