Karina Cedeño   |   15/01/2024 18:03

Azul tem meta de redução de CO2 aprovada pela ONU

Objetivo da companhia é ser Net Zero até 2045, cinco anos a menos do que esperado da aviação global


Divulgação Azul/Cesar Dos Reis
Recentemente, a Azul assinou com a Iata uma parceria para a nova ferramenta CO2 Conect, uma calculadora de emissões de poluentes a partir de dados reais de companhias aéreas sobre suas rotas e equipamentos
Recentemente, a Azul assinou com a Iata uma parceria para a nova ferramenta CO2 Conect, uma calculadora de emissões de poluentes a partir de dados reais de companhias aéreas sobre suas rotas e equipamentos

A Azul é a primeira companhia aérea da América Latina a ter seus planos de neutralidade climática (que visam atingir o equilíbrio entre as emissões e as absorções de gases do efeito estufa - GEE) aprovados pela SBTi, ou Science Based Targets Initiative, que é uma iniciativa conjunta do Pacto Global da ONU e de instituições científicas de referência, como World Resources Institute (WRI) e Carbon Disclosure Project (CDP). A meta da companhia é ser Net Zero até 2045 – cinco anos a menos do que é esperado para o setor de aviação no mundo.

O SBTi tem o objetivo de supervisionar as metas das empresas em todo o planeta por meio de um processo longo e detalhado de avaliação feito por especialistas independentes. Segundo Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul, essa aprovação inédita para uma companhia aérea é motivo de orgulho por ser resultado da estratégia e das ações da aérea em ESG, o que reforça a importâncias dos atuais projetos e programas da companhia para reduzir e compensar suas emissões diretas e indiretas de CO2.

“Esse reconhecimento nos deixa com a certeza de estarmos no caminho certo para assumir a responsabilidade de não sermos apenas a melhor companhia do mundo, mas também a melhor para o mundo. Somos a primeira companhia área do Brasil e da América Latina a ter a meta de neutralidade climática aprovada por especialistas da iniciativa mais importante no tema. E contar com esse aval da SBTi é um passo muito importante, porque trabalhamos para ser referência em gestão de mudanças climáticas para o setor no Brasil e na América Latina”, explica Jason.

Transparência de informações

Ter sua meta de redução de emissões aprovada e publicamente divulgada está em linha com o compromisso da companhia com a transparência. Seu relatório de Sustentabilidade, por exemplo, foi um dos cinco finalistas do Prêmio Abrasca. A Azul também reporta, desde 2019, suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) na plataforma do Programa Brasileiro GHG Protocol – que é a principal ferramenta para calcular e publicar os GEE das empresas no Brasil. A companhia aérea também tem o Selo Ouro do GHG Protocol pela qualidade e confiabilidade dessas informações.

Recentemente, a Azul assinou com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) uma parceria para a nova ferramenta CO2 Conect, uma calculadora de emissões de poluentes a partir de dados reais de companhias aéreas sobre suas rotas e equipamentos. A CO2 Conect usa uma metodologia e as práticas já recomendadas e aprovadas mundialmente, mas é mais específica e deve auxiliar todo o setor de aviação na medição e controle dos gases de efeito estufa.

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