Azul foi aérea com menor índice de reclamações de passageiros no 4T23
Dados são do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo, publicado pela Anac
No mesmo período em que transportaram 28,9 milhões de pessoas, as companhias aéreas brasileiras tiveram, formalizadas, 23,8 mil reclamações, o que representa 82,5 reclamações a cada 100 mil passageiros. Os números constam no mais recente Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo, que faz menção ao 4º trimestre de 2023.
O relatório, que revela aumento de 9,8% nas queixas na comparação com o mesmo e período do ano anterior, foi publicado hoje (31) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e traz os dados de reclamações dos viajantes registradas na plataforma do Governo Federal durante o período.
No boletim, estão dispostas informações como a quantidade e os principais motivos das reclamações, assim como o desempenho das empresas aéreas na solução de problemas, no período de outubro a dezembro do ano passado.
Índice de reclamações por companhia aérea
Em relação ao desempenho no tratamento das reclamações, as empresas apresentaram no trimestre um índice de solução de 86,1% (7% acima do apurado no 4º trimestre de 2022). A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,5, em uma escala de 1 a 5 (apresentando-se igual à nota média registrada no mesmo período de 2022). Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 6 dias (33,3% acima na mesma comparação).
Entre as maiores companhias aéreas brasileiras, o índice de reclamação por 100 mil passageiros ficou assim:
- Azul - 75,3
- Latam - 77,2
- Gol - 88,7
O índice de solução de problemas quase repetiu os resultados com:
- Azul - 91,3%
- Gol - 86,6%
- Latam - 85,9%
O índice de satisfação com as resoluções foi (numa escala de 1 a 5):
- Azul - 4,0
- Latam - 3,5
- Gol - 3,4
O tempo médio de resposta para reclamações foi:
- Latam - 4,7 dias
- Azul - 5,9 dias
- Gol - 7,1 dias
A Anac também fez rankings sobre as companhias aéreas internacionais. O índice de reclamação por 100 mil passageiros ficou assim:
- United Airlines - 46,3
- Aerolineas Argentinas - 66,5
- American Airlines - 72,8
- Air France - 76,2
- Copa Airlines - 80,9
- Tap - 175,1
O índice de solução das estrangeiras ficou da seguinte maneira:
- Copa Airlines - 84%
- Tap - 81,7%
- Air France - 77,9%
- United Airlines - 76,8%
- American Airlines - 76,0%
- Aerolineas Argentinas - 70,4%
Os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre dizem respeito a alteração de voo pela empresa aérea (26,3%), alteração pelo passageiro (15%) e reembolso (14,9%).