Filip Calixto   |   31/01/2024 15:36
Atualizada em 31/01/2024 15:56

Azul foi aérea com menor índice de reclamações de passageiros no 4T23

Dados são do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo, publicado pela Anac

Divulgação
Os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre dizem respeito a alteração de voo pela empresa aérea, alteração pelo passageiro e reembolso
Os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre dizem respeito a alteração de voo pela empresa aérea, alteração pelo passageiro e reembolso

No mesmo período em que transportaram 28,9 milhões de pessoas, as companhias aéreas brasileiras tiveram, formalizadas, 23,8 mil reclamações, o que representa 82,5 reclamações a cada 100 mil passageiros. Os números constam no mais recente Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo, que faz menção ao 4º trimestre de 2023.

O relatório, que revela aumento de 9,8% nas queixas na comparação com o mesmo e período do ano anterior, foi publicado hoje (31) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e traz os dados de reclamações dos viajantes registradas na plataforma do Governo Federal durante o período.

No boletim, estão dispostas informações como a quantidade e os principais motivos das reclamações, assim como o desempenho das empresas aéreas na solução de problemas, no período de outubro a dezembro do ano passado.

Índice de reclamações por companhia aérea

Em relação ao desempenho no tratamento das reclamações, as empresas apresentaram no trimestre um índice de solução de 86,1% (7% acima do apurado no 4º trimestre de 2022). A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,5, em uma escala de 1 a 5 (apresentando-se igual à nota média registrada no mesmo período de 2022). Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 6 dias (33,3% acima na mesma comparação).

Entre as maiores companhias aéreas brasileiras, o índice de reclamação por 100 mil passageiros ficou assim:

  1. Azul - 75,3
  2. Latam - 77,2
  3. Gol - 88,7


O índice de solução de problemas quase repetiu os resultados com:

  1. Azul - 91,3%
  2. Gol - 86,6%
  3. Latam - 85,9%


O índice de satisfação com as resoluções foi (numa escala de 1 a 5):

  1. Azul - 4,0
  2. Latam - 3,5
  3. Gol - 3,4


O tempo médio de resposta para reclamações foi:

  • Latam - 4,7 dias
  • Azul - 5,9 dias
  • Gol - 7,1 dias


A Anac também fez rankings sobre as companhias aéreas internacionais. O índice de reclamação por 100 mil passageiros ficou assim:

  1. United Airlines - 46,3
  2. Aerolineas Argentinas - 66,5
  3. American Airlines - 72,8
  4. Air France - 76,2
  5. Copa Airlines - 80,9
  6. Tap - 175,1


O índice de solução das estrangeiras ficou da seguinte maneira:

  1. Copa Airlines - 84%
  2. Tap - 81,7%
  3. Air France - 77,9%
  4. United Airlines - 76,8%
  5. American Airlines - 76,0%
  6. Aerolineas Argentinas - 70,4%


Os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre dizem respeito a alteração de voo pela empresa aérea (26,3%), alteração pelo passageiro (15%) e reembolso (14,9%).

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