Victor Fernandes   |   21/11/2023 14:46
Atualizada em 21/11/2023 14:47

Comissários da American Airlines pedem requerimento de greve

Depois de negociar durante quase cinco anos, partes permanecem separadas em questões fundamentais


Divulgação
Comissários de bordo da aérea não recebem aumentos desde 2019
Comissários de bordo da aérea não recebem aumentos desde 2019

A Associação de Comissários de Bordo Profissionais (APFA), representando os 26 mil comissários de bordo da American Airlines, deu um passo importante em direção à greve: o sindicato apresentou oficialmente um pedido para ser liberado do governo federal mediação. O requerimento aconteceu ontem (20).

“A administração americana não chegou à mesa de negociações com as melhorias econômicas e não econômicas que os nossos comissários de bordo precisam de ver”, afirmou a presidente nacional da Associação de Comissários de Bordo Profissionais (APFA), Julie Hedrick. “Estamos prontos para atacar para conseguir o contrato que merecemos e que conquistamos.”

Nas sessões de negociação mediadas pelo Conselho Nacional de Mediação (NMB) nos últimos meses, o Sindicato deixou claro que a American Airlines não poderia continuar a prolongar a negociação e que um acordo ratificável deveria ser apresentado o mais tardar na semana de 13 de novembro. Tendo passado esse prazo sem a mudança que os comissários de bordo precisam ver, a APFA apresentou hoje o seu pedido oficial ao NMB para liberação da mediação.

De acordo com a Lei do Trabalho Ferroviário, que rege os acordos de negociação coletiva entre os sindicatos de comissários de bordo e as companhias aéreas, um período de reflexão de 30 dias segue a liberação da mediação, se aprovado. Durante este período, o sindicato se prepararia para decretar uma greve após os 30 dias. A American Airlines ainda poderia apresentar um acordo durante esse período.

“A cada dia em que as negociações se arrastam há dinheiro economizado para a American Airlines”, observou Julie, “e a cada dia que passa, a situação dos comissários de bordo piora. Temos comissários de bordo recém-contratados mudando-se para cidades de alto custo como Boston, Nova York e Miami, que não têm condições de pagar o aluguel e comprar comida. A American Airlines relata lucros recordes enquanto nossos comissários de bordo em tempo integral se qualificam para assistência pública. Isso tem que acabar agora.”

Além dos lucros recordes, a APFA também citou aumentos e bônus da administração. "Embora os gerentes tenham recebido aumentos e bônus, os comissários de bordo não recebem aumentos desde 2019 e estão lutando para sobreviver, apesar do heroísmo demonstrado durante a pandemia. Enquanto isso, os executivos e a administração da American Airlines presentearam-se este ano com belos bônus", comunicou.

O CEO Robert Isom, por exemplo, recebeu um bônus de US$ 2,75 milhões e US$ 8,25 milhões em concessões de ações restritas, de acordo com um documento regulatório de 20 de setembro. Ele ganha um salário base de US$ 1,3 milhão, junto com um bônus potencial de US$ 2,6 milhões e um subsídio de incentivo de longo prazo de US$ 11,25 milhões. Outros executivos da empresa também receberam bônus e incentivos.

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