Governo português aprova decreto para privatização da Tap
Decisão é de negociar pelo menos 51% do total do capital adquirido da companhia aérea em 2020
O governo de Portugal aprovou, em Conselho de Ministros, nesta quinta-feira (28), um decreto que estabeleceu critérios para a privatização da Tap Air Portugal. Segundo O Globo, a companhia aérea será negociada por venda direta a um grupo privado.
O governo decidiu negociar pelo menos 51% do total do capital que adquiriu em 2020. Outros 5% serão reservados para os trabalhadores. O Globo informa ainda que a venda quase total não foi descartada.
As garantias exigidas pelo governo do comprador serão detalhadas no caderno de encargos, que deverá ser aprovado e apresentado até o fim do ano, segundo o ministro das Finanças, Fernando Medina.
De acordo com o veículo, o valor da empresa também não foi fixado pelo governo. Uma avaliação preliminar divulgada pelo Correio da Manhã indica que a aérea valeria cerca de 1 bilhão de euros, que é um terço do valor investido pelo governo.
O ministro informa que o governo procura um investidor que atue no setor aéreo ou que seja líder de um consórcio de empresas. Antes de fixar os demais critérios da venda, o governo ouvirá interessados e consultores.