Número de passageiros da Latam no Brasil cresce mais de 20%
Volume é 23% superior ao verificado no primeiro semestre de 2022, quando teve 12,6 milhões de clientes
A Latam registrou a marca de 15,5 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil entre janeiro e junho deste ano. O volume é 23% superior ao verificado no primeiro semestre de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 12,6 milhões de passageiros. Somente nos dois últimos anos, a aérea começou a voar para onze novos destinos regionais brasileiros, alcançando o seu recorde de 55 aeroportos no Brasil.
De janeiro a junho de 2023, a Latam também registrou no País crescimento de 18% na sua demanda doméstica de passageiros (medida em RPK) e ampliou em 19% a sua oferta doméstica de assentos (ASK), quando comparado com o mesmo período de 2022.
Como explica a diretora de Vendas e Marketing da companhia no Brasil, Aline Mafra, está dentro do conjunto de compromissos da empresa fazer com que cada vez mais brasileiros possam voar de avião. "Os resultados do primeiro semestre deste ano refletem uma operação sustentável e o acerto da nossa estratégia de investir onde há demanda. Hoje, oferecemos a maior rede de destinos que o Brasil tem e continuaremos buscando oportunidades", diz.
Mais conectividade
A Latam começou a voar deste 2021 para onze novos destinos regionais brasileiros: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Adicionalmente, em maio de 2023, a aérea ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para oferecer aos seus clientes o acesso a mais destinos regionais brasileiros.
Em viagens internacionais, a companhia responde atualmente por mais de 60% dos passageiros de voos internacionais no Brasil, segundo a Anac, voando do Brasil para 21 destinos internacionais diretos (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e operando voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia.
Ainda em 2023, a empresa iniciará as rotas Foz do Iguaçu-Lima, Belo Horizonte-Santiago, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Atlanta, Lima-Havana, Guarulhos-Joanesburgo e Guarulhos-Los Angeles, sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta Air Lines.
A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São 700 voos por dia em média no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.