American Airlines planeja aceleração de distribuição no NDC
Companhia cita resultados positivos, já que está recebendo 75% da receita de reservas diretas e do padrão
Estimulada pelo sucesso inicial com sua nova estratégia de distribuição, a American Airlines está se preparando para remover mais tarifas do GDS à medida que expande suas capacidades NDC. A principal motivação seriam os resultados da estratégia superando expectativas da companhia, já que atualmente a aérea recebe de 70% a 75% da receita de reservas diretas e NDC. Com informações do portal Travel Weekly.
"Até o final do ano, 100% do que vendemos, os clientes poderão atender on-line por meio de nosso aplicativo ou site. Vamos lançar esses recursos também ao longo do tempo para a nova tecnologia de distribuição. Mas, à medida que isso acontecer, tornaremos cada vez menos disponível nosso conteúdo de tarifa por meio da tecnologia tradicional."
Vasu Raja, diretor comercial da American Airlines
No entanto, o trade estadunidense não está vendo a nova estratégia da American como uma vantagem competitiva. "Como a American continua removendo conteúdo dO Edifact, eles estarão em uma situação muito difícil porque não poderão competir nas ofertas", disse Peter Vlitas, presidente de relações com parceiros do Internova Travel Group, sobre essas agências.
Sem danos
O relatório de ganhos da American enfraqueceu as esperanças de qualquer consultor de viagens que desejasse que o afastamento agressivo da empresa dos GDSs tivesse custado substancialmente em termos de participação e receita corporativa.
Durante o segundo trimestre, American, Delta e United melhoraram sua receita original por milha por assento disponível, uma métrica importante do setor, em 2 a 2,5 pontos percentuais. Cory Garner, ex-estrategista de NDC da American Airlines que agora dirige a empresa de consultoria Garner, disse em um post no LinkedIn que, dado esse resultado, a nova estratégia não prejudicou a companhia aérea.
"Isso significa que a implementação da estratégia da American no início de abril não criou nenhum dano inesperado para a American ou lucro inesperado para seus concorrentes", escreveu Garner. Ele acrescentou que quaisquer perdas que a American possa ter sofrido com TMCs e agências de viagens que reservam fora da aérea foram compensadas pelas altas tarifas que as agências pagam por algumas reservas da American quando usam GDS.
De acordo com Elliott McNamee, diretor de marketing de produtos da AmTrav, desde 3 de abril a American tem preços diferentes para passagens GDS habilitadas para NDC do que para passagens suportadas por Edifact em 36% das tarifas domésticas e 33% dos internacionais. As diferenças de preços foram em média de 20% para o mercado doméstico e 15% para o internacional.