Com Arábia Saudita, Europamundo foca em capacitar agentes
Companhia é a distribuidora oficial da Secretaria de Turismo da Arábia Saudita no Brasil
Criada há 25 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é especializada em roteiros terrestres, realizados em ônibus. Ela detém circuitos exclusivos na Europa e em outros países, como Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Índia, Japão, Turquia, Egito, Jordânia, Marrocos, Israel e, mais recentemente, Arábia Saudita.
“Levamos o conceito de roteiro de ônibus a outro nível. Antigamente, pensávamos que viajar de ônibus era uma maneira econômica de se viajar, mas, na verdade, é um jeito maravilhoso para conhecer em profundidade os destinos”, conta o CEO da empresa, Alejandro de la Osa.
No Brasil, a companhia iniciou 2022 com alguns meses superando 70% do volume de 2019. Em seguida, superou 80% e, para o mês de dezembro, espera mais de 90% do volume de vendas em relação ao período pré-pandemia. Globalmente, ultrapassou entre 120% e 180% o volume de vendas comparado com 2019. Como destaque estão os produtos México, Estados Unidos, Porto Rico e República Dominicana.
“Tivemos um cenário de muitas incertezas no Brasil por ser um ano de eleições, Copa do Mundo, guerra acontecendo na Ucrânia, mas o desafio maior foram as altas tarifas aéreas, agregadas à falta de assentos disponíveis no mercado. Por exemplo, não havia aviões voando do Nordeste direto para a Europa. Os números de aeronaves, voos e assentos ficaram limitados, não permitindo uma alta adicional nas vendas. Mas vemos 2023 com muito otimismo, acreditando em crescimento nas vendas, uma vez que as empresas aéreas voltam a aumentar suas frequências de voos no País”, afirma la Osa.
“A Arábia Saudita estava fechada para o Turismo até um ano atrás, mais ou menos. Mas é um destino completamente desenvolvido, com natureza, cidades históricas, patrimônios da Unesco, edifícios modernos. É um destino pronto. Cabe aos profissionais de Turismo oferecer ao passageiro um destino novo. E é nossa responsabilidade dar valor ao agente para que ele faça isso. O agente tem de ir na frente”, diz.
“Estamos focando muito na capacitação do agente, do operador. Principalmente a Arábia Saudita, por ser um destino novo, inexplorado, os agentes possuem muitas dúvidas. E este profissional precisa estar a par de tudo na hora de vender. É para isso que servem nossos treinamentos, para responder às perguntas e entregar todo o conhecimento”, finaliza Alejandro de la Osa.
A Europamundo é a distribuidora oficial da Secretaria de Turismo da Arábia Saudita no Brasil, escolhida pelo destino como representante para fazer a divulgação do país.
“Levamos o conceito de roteiro de ônibus a outro nível. Antigamente, pensávamos que viajar de ônibus era uma maneira econômica de se viajar, mas, na verdade, é um jeito maravilhoso para conhecer em profundidade os destinos”, conta o CEO da empresa, Alejandro de la Osa.
No Brasil, a companhia iniciou 2022 com alguns meses superando 70% do volume de 2019. Em seguida, superou 80% e, para o mês de dezembro, espera mais de 90% do volume de vendas em relação ao período pré-pandemia. Globalmente, ultrapassou entre 120% e 180% o volume de vendas comparado com 2019. Como destaque estão os produtos México, Estados Unidos, Porto Rico e República Dominicana.
“Tivemos um cenário de muitas incertezas no Brasil por ser um ano de eleições, Copa do Mundo, guerra acontecendo na Ucrânia, mas o desafio maior foram as altas tarifas aéreas, agregadas à falta de assentos disponíveis no mercado. Por exemplo, não havia aviões voando do Nordeste direto para a Europa. Os números de aeronaves, voos e assentos ficaram limitados, não permitindo uma alta adicional nas vendas. Mas vemos 2023 com muito otimismo, acreditando em crescimento nas vendas, uma vez que as empresas aéreas voltam a aumentar suas frequências de voos no País”, afirma la Osa.
ARÁBIA SAUDITA
A joia da vez da Europamundo está sendo a Arábia Saudita, destino esse que vem despontando e conta com um plano ambicioso para atrair turistas. Recentemente, a companhia lançou por aqui roteiros para o país, que incluem Meca, Medina, a região de Al-Ula, que fica mais ao norte, Hegra, visitando patrimônios da humanidade, como as tumbas escavadas nas rochas.“A Arábia Saudita estava fechada para o Turismo até um ano atrás, mais ou menos. Mas é um destino completamente desenvolvido, com natureza, cidades históricas, patrimônios da Unesco, edifícios modernos. É um destino pronto. Cabe aos profissionais de Turismo oferecer ao passageiro um destino novo. E é nossa responsabilidade dar valor ao agente para que ele faça isso. O agente tem de ir na frente”, diz.
CAPACITAÇÃO
É neste sentido de munir o profissional de Turismo com todas as informações possíveis que a Europamundo realizou duas lives de capacitação com agentes de viagens de todo o Brasil agora em dezembro. Ao todo, mais de 600 participantes puderam conhecer a programação da companhia para a Arábia Saudita, além de outros destinos em que a empresa atua.“Estamos focando muito na capacitação do agente, do operador. Principalmente a Arábia Saudita, por ser um destino novo, inexplorado, os agentes possuem muitas dúvidas. E este profissional precisa estar a par de tudo na hora de vender. É para isso que servem nossos treinamentos, para responder às perguntas e entregar todo o conhecimento”, finaliza Alejandro de la Osa.
A Europamundo é a distribuidora oficial da Secretaria de Turismo da Arábia Saudita no Brasil, escolhida pelo destino como representante para fazer a divulgação do país.