Latam confirma interesse na aquisição da Viva Air Colombia
Low cost do país andino é vista como uma oportunidade de crescimento da subsidiária colombiana da Latam
"A filial colombiana do grupo Latam está preparada e tem capacidade para fortalecer a sua atuação no país. Desta forma, uma eventual aquisição da Viva Air Colômbia torna-se uma oportunidade de crescimento, para oferecer aos clientes colombianos a melhor oferta de valor no mercado local em termos de serviço e novas alternativas ao país para fortalecer a sua conectividade e desenvolver o seu Turismo."
Este comunicado foi enviado pela subsidiária do Grupo Latam Airlines na Colômbia em resposta a um possível interesse na compra da companhia aérea de baixo custo do país andino. Daqui do Brasil, a empresa confirma a notícia.
"Em comunicação por escrito ao presidente da Viva Air Colômbia e Castlesouth Limited, a empresa informou que a operação está sujeita a uma análise financeira, que poderia ser executada com agilidade, para um possível acordo entre as partes e as aprovações regulatórias necessárias", aponta a equipe da Latam no Brasil.
O comunicado continua:
"A Latam Airlines Colômbia atua no mercado colombiano há 11 anos e, ao longo de sua história, teve uma preocupação constante em investir no mercado local. Por isso, consideramos que esta potencial operação seria a melhor opção para fortalecer as condições de livre concorrência, bem como oferecer o apoio necessário que permita responder à situação financeira da Viva Air Colômbia e de seus credores, o que resultará no fortalecimento do setor aéreo colombiano".
De acordo com os dados publicados pela Aerocivil para o mês de dezembro de 2022, a Viva Air Colômbia conta com uma frota de 19 aeronaves da família Airbus A320 e transportou 8,1 milhões de passageiros de/para e dentro da Colômbia. A Viva Air voa ao Brasil com quatro voos semanais entre São Paulo e Medellin.
VIVA, JETSMART, AVIANCA E GOL
Na semana passada, o Portal PANROTAS noticiou o interesse da também low cost JetSmart Airlines, do Chile, na compra de 100% da Viva Air. No entanto, ainda ontem (14), a Viva Air afirmou que ainda não havia recebido nenhuma oferta."Adicionalmente, a JetSmart solicitou ampla informação para o processo de diligência sobre a Viva. Portanto, qualquer negociação com JetSmart ou outro player tomaria um tempo considerável sem que ainda haja certeza de que se possa haver um acordo para uma transação. E mesmo que aconteça, essa transação estaria sujeita a um período de espera adicional para obter as autorizações regulatórias aplicáveis".
Há cerca de dez meses, a Viva Air anunciou assinatura de acordo com a Avianca para unificação dos negócios entre elas. Em novembro do ano passado, a Avianca apresentou um recurso às autoridades colombianas expressando sua disposição de propor soluções para resolver as preocupações levantadas pelas autoridades em sua objeção ao pedido para que ambas as empresas se tornem parte do mesmo grupo empresarial, o Grupo Abra, que também conta com a brasileira Gol Linhas Aéreas.
Sobre essas tratativas, a Viva Air comunica que "dada a condição financeira crítica vivida pela Viva, a autorização imediata por parte do governo nacional a respeito da integração com a Avianca resulta no melhor interesse da Viva e de seus passageiros, credores, empregados e terceiros interessados, incluindo os colombianos".