United encomenda 100 Boeing 787 e revisa cronograma de entregas da Airbus
As entregas estão programadas para começar em 2024 e continuar até 2032
A United Airlines encomendou 100 Boeing 787 para dar andamento ao seu programa de substituição de fuselagem larga, mas o pedido de longa data da companhia aérea para Airbus A350 permanece intacto - por enquanto.
Além da encomenda feita, a companhia aérea tem opções para mais 100 Boeing. As entregas estão programadas para começar em 2024 e continuar até 2032. A United afirma que tem flexibilidade para escolher entre as variantes 787-8, 787-9 e 787-10.
Não é de surpreender que a aérea tenha optado por ficar com a Boeing na maior parte de sua substituição de fuselagem larga. A companhia aérea opera 61 787 – 16 787-10, nove 787-8 e 36 787-9 – de acordo com o banco de dados Fleet Discovery da Aviation Week. Só a All Nippon Airways, com 68, tem mais. A United ainda tem 45 Airbus A350-900 encomendados, decorrentes de um acordo de 2012 para 25 que foi revisado em 2013 e novamente em 2017.
Durante uma teleconferência para discutir a futura frota widebody da United, o CFO da companhia aérea, Gerry Laderman, comentou que a empresa firmou um acordo com a Airbus para modificar o cronograma de entrega da aeronave. Não é a primeira vez que as entregas desses widebodies são adiadas. Laderman afirmou que as entregas do A350 não estão programadas para começar até 2030 e acrescentou que o Airbus widebody é uma “ótima opção” como substituto do 777.
“Mas, dada a idade de uma boa parte dos nossos 777, a decisão final sobre como substituir os 777 em sua totalidade é algo que não precisamos decidir agora”, disse o CFO da United. Durante o período das entregas programadas do 787, a United terá cerca de 120 aeronaves – seus 767 e alguns 777 – que atingirão 30 anos de idade, disse Laderman. Os 100 novos 787s substituirão os 767s e alguns dos 777s, ele confirmou. A United declarou que todos os seus 767 devem sair de sua frota até 2030.