Iberia celebra 95 anos de seu primeiro voo comercial
A companhia aérea realizou sua primeira operação em 14 de dezembro de 1927

Juntamente com dois tripulantes, bagagem e carga, voaram num avião trimotor Rohrbach Roland, cuja velocidade máxima era de 205 km/h, o que lhes permitiu completar a viagem em três horas e meia. À sua chegada, o rei Afonso XIII conduziu o ato que formalizou o nascimento da empresa, que naquela época havia sido fundada há seis meses.
A partir desse momento, a Iberia passou a oferecer voos diários entre Madrid e Barcelona, com uma frota de três aviões trimotores Rohrbach Roland, que, durante o primeiro mês de operação, totalizaram 75 voos e 287 passageiros.

Primeiros voos para a América Latina
A expedição, composta por três comandantes, um navegador, um rádio, um mecânico e uma aeromoça, transportou as primeiras 24 pessoas para a América. Desta forma, a Iberia tornou-se a primeira companhia aérea da Europa que, após a guerra, estabeleceu o tráfego aéreo regular entre os dois continentes.
Buenos Aires marcou o início de uma relação entre a Iberia e a América Latina que se mantém forte até hoje, já que a região está hoje no centro da estratégia corporativa da empresa, representando cerca de 50% da sua operação.
Hoje, a companhia aérea tem voos para 18 destinos na América Latina, que estão espalhados por 16 países da região. Assim, a empresa oferece atualmente cerca de 260 voos semanais, o que a coloca como líder em conectividade entre a América Latina e a Espanha.