Acidente com avião da Latam no Peru faz empresa cancelar voos no Brasil
Caminhão se chocou com avião e acidente causou a morte dos dois motoristas
Um Airbus 320Neo da Latam Airlines se envolveu em um acidente neste sábado, em Callao (próximo a Lima), no Peru, ao chocar-se com um caminhão no momento em que começava a corrida para decolar rumo a Juliaca. Os dois motoristas do caminhão, Angel Torres e Nicolas Gedea, morreram e a aeronave pegou fogo imediatamente, deslizando na pista por vários metros. Um terceiro profissional continua internado. Os bombeiros e funcionários da Latam conseguiram controlar o fogo e evacuar o avião. Segundo a Latam, não houve vítimas entre passageiros ou tripulantes. Por conta do acidente, o aeroporto Jorge Chávez está fechado e voos para Lima foram cancelados pela Latam, incluindo a partir do Brasil.
Por conta do acidente, a Latam também cancelou algumas ações no País, mas manteve a realização, na segunda-feira, de um evento que fará com o trade em São Paulo. Segundo a companhia, o evento acontecerá normalmente.
Leia as notas oficiais da Latam abaixo:
"A LATAM Airlines Peru informa que o voo LA 2213 (Lima – Juliaca) foi atingido por um caminhão de bombeiros que entrou na pista durante o seu processo de decolagem no Aeroporto Internacional Jorge Chávez. Não há vítimas fatais entre os 102 passageiros e 6 tripulantes. Por precaução, todos os passageiros e tripulantes foram encaminhados para centros de atendimento.
A LATAM Airlines Peru lamenta o falecimento de 2 bombeiros que estavam no veículo que colidiu com o avião, conforme informou a concessionária do Aeroporto Jorge Chávez, Lima Airport Partners."
SOBRE OS VOOS CANCELADOS
"A LATAM Brasil informa que cancelou quatro voos com origem e destino à Lima em função do fechamento do aeroporto local após a ocorrência com o voo LA2213 ( Lima-Juliaca) nesta sexta-feira (18).
São eles: JJ8100 das 19h35 de ontem (18) e JJ8104 das 04h05 da madrugada deste sábado (19), ambos da rota São Paulo/Guarulhos-Lima.
O JJ8105 (Lima-São Paulo/Guarulhos) de ontem (18) às 23h45 também foi cancelado, juntamente do JJ8139 (Lima-São Paulo/Guarulhos) de hoje (19) às 9h30."
REMARCAÇÕES E AEROPORTO FECHADO
Em relação à situação operacional do Aeroporto Internacional de Lima, o terminal continua fechado por decisão da autoridade local. Nesse sentido, a companhia aérea reforça que todos os seus passageiros com voos de, para e com conexão no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, contam com as seguintes opções de flexibilidade de viagem:
Clientes com voos cancelados e/ou remarcados podem solicitar a alteração do bilhete para até 1 (um) ano após a data de sua compra, sem qualquer custo, ou solicitar o seu reembolso total.
Clientes com voos entre 19 e 21 de novembro podem solicitar a alteração sem custo para até 15 dias após a data original do voo ou o reembolso integral.
Os passageiros podem remarcar os seus voos diretamente na seção "Minhas viagens" do site LATAM.com. Além disso, recomendamos que os passageiros se informem sobre a situação do seu voo em LATAM.com antes de se deslocarem para o aeroporto.
O grupo lamenta os inconvenientes e se compromete a manter todos permanentemente atualizados sobre o ocorrido."
Há vídeos do acidente disponíveis em sites de notícia e redes sociais, como na seguinte reportagem do G1. Vários passageiros também postaram vídeos e fotos do acidente e dos momentos que se seguiram.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/18/em-aeroporto-do-peru-aviao-na-pista-de-decolagem-bate-em-caminhao-e-pega-fogo.ghtml