Rodrigo Vieira   |   09/03/2022 11:08
Atualizada em 11/03/2022 16:02

Gol: nova malha será ativada dia 28 e cria expectativas no corporativo

Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Brasília, Fortaleza e Salvador terão impactos importantes


PANROTAS / Emerson Souza
Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da Gol Linhas Aéreas
Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da Gol Linhas Aéreas
A nova malha aérea doméstica da Gol Linhas Aéreas será ativada a partir de 28 de março. Com foco nos aeroportos chaves de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Brasília, Fortaleza e Salvador, o novo desenho de rotas chega visando principalmente ao viajante corporativo, ainda mais com o aproximar do fim da alta temporada de verão. O diretor de Canais de Vendas da companhia aérea, Renzo Mello, está no Lacte17 com a mensagem de estreitar relação, se aproximar, reconectar e reconstruir o setor em conjunto.

"A partir deste mês entraremos em nova malha aérea, com foco principal no corporativo. Vamos ampliar nossas frequências em Congonhas e Santos Dumont, com alto volume para as principais capitais, além de foco importante em Brasília e atenção reforçada para Guarulhos, Fortaleza e Salvador", afirma o executivo. "Estamos dispostos a estreitar os laços com o setor de viagens corporativas para que voltemos a crescer nos patamares de 2019. Todos vivemos dois anos de estratégia de sobrevivência. Agora estamos repensando o que podemos entregar de melhor para nossos parceiros, clientes e fornecedores, como oferecer uma experiência melhor, um produto mais adequado, com foco no corporativo", conclui Renzo Mello.

Ele conta que a nova malha amplia os destinos regionais, dando mais capilaridade e mais frequências à Gol. Além disso, a área de Vendas da aérea foi reformulada, pensando nas TMCs e nos gestores de viagens corporativas, sob a liderança de Juliane Castiglione.

PANROTAS / Emerson Souza
Juliane Castiglione
Juliane Castiglione
A executiva, por sua vez, diz que a nova malha da Gol acompanha o comportamento e o crescimento da indústria. "Nós acompanhamos de perto o que o setor de viagens corporativas busca, portanto nossa malha se adéqua à demanda, além de fazer apostas. Acreditamos que podemos ser protagonistas neste crescimento. Quando colocamos ofertas diferenciadas também estimulamos o tráfego de diversos segmentos da economia", afirma Juliane.

Segundo ela, as três principais apostas em termos de malhas são o impacto nos dois aeroportos centrais de Rio de Janeiro e São Paulo (SDU e CGH), além dos destinos regionais. "Voar a mercados menores, porém que o corporativo vê como tendência, como Cascavel, Uruguaiana e Pelotas, no Sul do País. Vale ressaltar Guarulhos como centro de distribuição dos destinos regionais", conclui.

A aérea deve subir de uma base média de pouco mais de 30 mercados neste terminal para quase 60.

VEJA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS MUDANÇAS DA MALHA DA GOL

CONGONHAS
No Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, a nova malha da Gol será de um tamanho que jamais foi durante a pandemia e deverá ter porte similar ao que era no segundo trimestre de 2019. Porém, mercados importantes foram alterados. A ponte aérea com o Santos Dumont se mantém praticamente igual em termos de slots dedicados. No entanto, do aeroporto mais central de São Paulo o cliente Gol terá uma oferta maior a Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Estes destinos terão múltiplos voos por dia, em uma operação encorpada.

O aeroporto da zona sul de São Paulo será mais focado no público paulistano, enquanto o aeroporto vizinho à capital será voltado para a conectividade.

GUARULHOS
Tais readaptações em Congonhas impactarão diretamente a operação da Gol no Aeroporto de Guarulhos. A companhia aérea deve subir de uma base média de pouco mais de 30 mercados neste terminal para quase 60. GRU será um dos principais hubs da Gol para destinos regionais para além da parceria já existente com a VoePass no aeroporto.


SANTOS DUMONT
Além de São Paulo, a Gol busca a retomada no Rio de Janeiro. A companhia vem sendo demandada pelos clientes principalmente em relação a Santos Dumont, aeroporto no qual historicamente mantém uma posição de liderança e assim pretende se estabelecer nesta nova malha. Voos como SDU-Belo Horizonte, por exemplo, serão retomados.

BRASÍLIA
O aeroporto de Brasília também está recebendo atenção da companhia aérea, que já voa de lá para Cancún. BSB tem um papel fundamental para conectar os clientes da Gol ao Norte e ao Centro-Oeste, em mercados regionais, também com a participação da VoePass.

FORTALEZA
O hub nordestino da Gol criado em 2018 em parceria com a Air France-KLM continua sendo estratégico para a companhia brasileira. Rafael Araújo prevê o terminal de Fortaleza como um importante centro de conectividade regional e doméstico nesta malha redesenhada. “Temos quase 100% da oferta pré-pandemia resgatada em Fortaleza e os resultados têm sido importantes. Esse enfoque continua”, aponta.

SALVADOR
Mais slots serão utilizados pela Gol no aeroporto de Salvador. A intenção é criar uma alimentação e competir mais fortemente na Bahia, vide a importância dada na conectividade com Congonhas. Além da demanda do lazer, Salvador é relevante para o passageiro que visita familiares e amigos. Salvador é uma das maiores novidades neste novo cenário. A Gol dará aos soteropolitanos um crescimento de oferta 50% a 60% superior ao período pré-pandemia.

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