Anac pede que passageiros da ITA não se dirijam aos aeroportos
Companhia aérea informou à Anac sobre suspensão dos voos às 18h do dia 17/12
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que foi informada, por volta de 18h, pela empresa aérea Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), sobre a "suspensão temporária das operações no Brasil devido a uma restruturação interna". A agência disse que determinou que a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas, cumprindo as regras da Resolução ANAC 400, de 2016.
Nos aeroportos, porém, os funcionários abandonaram seus postos, em protesto contra a falta de pagamento de salários e também temendo a reação dos passageiros, pegos de surpresa já nos aeroportos.
A ANAC recomenda que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A Anac orienta que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br, onde podem oficializar suas queixas.
Devido à paralisação das operações da empresa, a Anac suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA). Ou seja, a companhia está proibida de voar.
Anac, Abear e outras entidades estão preparando um plano de contingência para ver como ajudar os milhares de passageiros que ficarão no chão. A previsão da ITA era reacomodar 20 mil passageiros impactados com cancelamentos e remarcação de voos nas próximas duas semanas. Agora, somam-se a eles outros tantos que tinham voos para as festas de final de ano.
"A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lamenta a suspensão temporária das operações da ITAPEMIRIM TRANSPORTES AÉREOS e está à disposição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para colaborar com a coordenação do atendimento aos passageiros da companhia", informou a associação, da qual a ITA é membro, em nota.
Nos aeroportos, porém, os funcionários abandonaram seus postos, em protesto contra a falta de pagamento de salários e também temendo a reação dos passageiros, pegos de surpresa já nos aeroportos.
A ANAC recomenda que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A Anac orienta que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br, onde podem oficializar suas queixas.
Devido à paralisação das operações da empresa, a Anac suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA). Ou seja, a companhia está proibida de voar.
Anac, Abear e outras entidades estão preparando um plano de contingência para ver como ajudar os milhares de passageiros que ficarão no chão. A previsão da ITA era reacomodar 20 mil passageiros impactados com cancelamentos e remarcação de voos nas próximas duas semanas. Agora, somam-se a eles outros tantos que tinham voos para as festas de final de ano.
"A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lamenta a suspensão temporária das operações da ITAPEMIRIM TRANSPORTES AÉREOS e está à disposição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para colaborar com a coordenação do atendimento aos passageiros da companhia", informou a associação, da qual a ITA é membro, em nota.