Filip Calixto   |   13/07/2021 15:56
Atualizada em 13/07/2021 16:10

Latam espera remodelar 30 aviões no Brasil com volta do projeto de retrofit

A Latam estima que até setembro de 2022 sejam reformuladas as cabines de 30 aeronaves

O MRO da Latam (Centro de Manutenção Manutenção, Reparo e Revisão Geral), em Sua Carlos (SP), vai retomar o plano de reconfiguração e modernização dos interiores das cabines de aeronaves, o chamado retrofit. O projeto prevê a reformulação do interior das aeronaves Airbus A320 e A321 e será reativado para fortalecer a experiência do cliente, fazendo com que a Latam saia ainda mais forte da crise gerada pela pandemia.

PANROTAS / Filip Calixto
Para esta nova etapa, a Latam MRO já contratou 80 profissionais, a maior parte mecânicos aeronáuticos, e prevê mais 100 admissões até o final do ano
Para esta nova etapa, a Latam MRO já contratou 80 profissionais, a maior parte mecânicos aeronáuticos, e prevê mais 100 admissões até o final do ano
Com a retomada do projeto, a companhia estima que até setembro de 2022, sejam reformuladas as cabines de 30 aeronaves dos dois modelos, todas da frota brasileira, além de mais 44 aviões do mesmo modelo pertencentes às frotas das demais afiliadas do grupo. Para esta nova etapa, a Latam MRO já contratou 80 profissionais, a maior parte mecânicos aeronáuticos, e prevê mais 100 admissões até o final do ano.

“A retomada do projeto de retrofitna Latam MRO é um claro indício de que voltamos a competir de forma mais agressiva no mercado brasileiro, com um produto mais moderno e eficiente para os nossos clientes”, afirma o diretor de Manutenção da Latam Brasil, Alexandre Peronti. “Para toda a equipe em São Carlos, é muito importante retomar esta atividade paralisada na pandemia, e que coloca à prova toda a nossa capacidade de entregar uma manutenção aeronáutica de excelência mundial”, completa.

MAIOR INVESTIMENTO DO GRUPO
Conforme anunciado em 2019, a reformulação das cabines das aeronaves do Grupo Latam é o maior investimento da história da companhia (cerca de US$ 400 milhões), sendo que metade deste montante foi alocado na operação da Latam Brasil.

Com a pandemia de covid-19, o projeto havia sido paralisado em março de 2020. Até então, 29 aeronaves (28 A320 e 1 A321) da frota brasileira haviam passado pelo processo de retrofit, além de outros 15 A320 das afiliadas do grupo.

A companhia prevê concluir o projeto até setembro de 2022.

PROCESSO
O retrofit nas oficinas do MRO consiste n a desmontagem completa da cabine da aeronave, troca de todas as poltronas, troca do lavatório e galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais necessários para a nova configuração interna.

PANROTAS / Filip Calixto
O retrofit nas oficinas do MRO consiste na desmontagem completa da cabine da aeronave
O retrofit nas oficinas do MRO consiste na desmontagem completa da cabine da aeronave
É também instalado um sistema chamado “in seat power”, que garante um ponto de alimentação de energia elétrica para cada poltrona da aeronave, além de um sistema chamado “direct view”, que consiste em uma câmera de monitoramento da cabine de passageiros durante pousos e decolagens, garantindo a sua segurança.

REAQUECIMENTO
Na avaliação da companhia, a volta do retrofit reflete uma postura mais otimista com a melhora da demanda no setor aéreo mediante o avanço no processo de vacinação contra a covid-19. A empresa sustenta que o projeto é uma das ações mais importantes para sustentar e dar maior celeridade ao processo de retomada das operações do grupo, especialmente no Brasil.

Em julho, a Latam Brasil retomou 75% da oferta de assentos (medida em ASK) em relação ao mesmo período de 2019, e se comparado com julho de 2020, a oferta é três vezes maior. Os voos da companhia cresceram 34% com relação ao mês anterior, passando de 310 para 418 voos diários.

As operações internacionais cresceram 20% com a volta de mais dois destinos - Paris e Bogotá - e até o fim do ano, a companhia deverá contratar 750 tripulantes para atender à expectativa de retomada de 100% de sua oferta de assentos pré-pandemia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados