Victor Fernandes   |   11/09/2020 18:04

EUA não autoriza financiamento de US$ 2,45 bi para Latam Airlines

A justiça americana não autorizou o financiamento da Oaktree Capital Management, Qatar Airways e acionista

Divulgação
Em recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio, a Latam Airlines havia fechado empréstimos de US$ 2,45 bilhões com a Oaktree Capital Management (especializada em investimento de risco), com a Qatar Airways e com as famílias acionistas Cueto (chilena) e Amaro (brasileira). A justiça americana não autorizou o financiamento. A companhia ainda recorrer da decisão. As informações são da Agência Estado.

O negócio foi feito no modelo DIP, em que o credor que concede o financiamento tem prioridade de receber perante outros. “A decisão é ruim para a Latam pois requer que recorra ou consiga aprovar novos termos para um novo financiamento DIP em um momento em que o acesso a capital é urgente. Isso pode prejudicar a saúde financeira da empresa no curto e médio prazo”, explicou o advogado Felipe Bonsenso.

Na decisão, o juiz James Garrity Jr, da corte de falência de Nova York, não concordou com o mecanismo de conversão de ações para pagamento do empréstimo à Qatar e às famílias. A Latam disse estar avaliando a sentença.

Procurada, a Latam disse que está avaliando a sentença.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.