Gol retoma liderança no doméstico; demanda das aéreas cai 79%
Dados da Anac referente a julho mostram queda ante 2019, mas recuperação na pandemia
A Gol Linhas Aéreas retomou a liderança do mercado doméstico em julho, após um junho liderado pela Azul Linhas Aéreas. A companhia presidida por Paulo Kakinoff deteve 44,3% do mercado. A Azul teve 32%, enquanto a Latam registrou apenas 23,2%.
Em meio à pandemia que provocou a pior crise da história da aviação global, os indicadores de julho no Brasil ainda são decrescentes, muito embora revelem que o tímido ritmo de retomada iniciado em junho permaneça.
Mas na comparação ano a ano, isto é, com julho de 2019, a demanda por voos domésticos caiu 78,9%. A oferta de assentos despencou em 76,3%, e mesmo assim a taxa de ocupação nas aeronaves teve queda de 11%, no patamar de 75%.
No mercado internacional, a demanda nas aéreas brasileiras caiu 94,5% na comparação com julho de 2019, e a oferta de assentos foi 87,2% menor no mesmo período comparativo.
Todos os dados são da Anac, que ao menos mostram um ritmo de recuperação: depois de três meses de queda (março, abril e maio), os indicadores voltaram a subir no mês passado (junho). Confira infográfico feito pela agência acima.