Rodrigo Vieira   |   06/02/2020 14:03
Atualizada em 06/02/2020 14:06

'África do Sul é impactada no Brasil, mas só em curto prazo'

Diretora do Turismo sul-africano no Brasil, Tati Isler mede o impacto do fim das operações da South African Airways em entrevista para o Portal PANROTAS


Emerson Souza
Tati Isler, diretora do Turismo da África do Sul no Brasil há 14 anos
Tati Isler, diretora do Turismo da África do Sul no Brasil há 14 anos
O fim das operações da South African Airways no Brasil deve impactar o Turismo da África do Sul no País, mas apenas em curto prazo. Isso porque há muitos passageiros com bilhete comprado para datas futuras a 28 de fevereiro, quando a SAA para os voos para o Brasil, além da grande quantidade de viajantes que se identificavam com a marca. Em contrapartida, existem outras companhias aéreas "correndo por fora" na rota, como Taag, Cabo Verde e Emirates, além, é claro da Latam Airlines, que é concorrente direta ao voar sem escalas para Joanesburgo. Assim avalia a diretora do Turismo da África do Sul no Brasil, Tati Isler.

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"Sorte que temos a Latam, que voa cinco vezes por semana de São Paulo à África do Sul e já vinha falando retornar o voo diário, o que agora é provável que aconteça. Não tenho a menor dúvida que todas essas companhias preencherão o espaço deixado pela SAA, e por isso acredito que o choque será apenas de curto prazo e que o crescimento de brasileiros na África do Sul, em torno dos 9% ano após ano, deve seguir em ascendência sem maiores traumas", afirma a diretora da TI Comunicações. "O movimento existe, e onde tem movimento a oferta aparece. Claro que sofremos neste primeiro momento, mas não acredito em declínio no emissivo."

Wikicommons
South African Airways encerra operações no Brasil em 29 de fevereiro
South African Airways encerra operações no Brasil em 29 de fevereiro
Em relação ao corte de todos os voos domésticos da SAA, exceto Cidade do Cabo, Tati, que atende a África do Sul há mais de uma década, vê uma oferta à altura para as necessidades do viajante brasileiro. "A British Airways voa domesticamente no país, e tem parceria com a Latam. Isso sem contar companhias como a Mango e outras low costs, além do próprio voo da SAA para Cape Town, que é um dos expoentes do Turismo de lazer do país."

"BRASIL ERA UMA DAS ROTAS MAIS RENTÁVEIS DA SAA"

O voo de Guarulhos a Joanesburgo era um dos principais suportes aos cofres da South African Airways, segundo Tati. "Quero dizer isso para mostrar que a decisão não tem a ver com o movimento da rota. Essa ligação com o Brasil era uma das mais lucrativas e de maior ocupação da SAA. É um movimento pela situação que a aérea passa. Até a Inglaterra, seu principal mercado, teve a oferta de voos diminuída pela metade. O corte do Brasil não tem a ver com a produtividade e a riqueza da rota."

"O IMPACTO MAIOR É PESSOAL"


Emerson Souza
Altamiro Médici, da SAA, com Tati Isler e sua equipe do Turismo sul-africano: Diogo Caldeira e Marcelo Marques
Altamiro Médici, da SAA, com Tati Isler e sua equipe do Turismo sul-africano: Diogo Caldeira e Marcelo Marques
"Para mim é uma perda pessoal." Palavras de quem é diretora do Turismo da África do Sul no Brasil há 14 anos e já utilizou o serviço cerca de 200 vezes a trabalho. "Estou muito triste, pois é uma empresa pela qual tenho um carinho enorme. Trabalho lado a lado com eles desde que comecei. À época eram dois voos por semana, que já chegaram a ser dois por dia. Vi a SAA crescer no Brasil, portanto é uma notícia muito triste, por toda amizade que tenho com a equipe", afirma Tati, que enxerga essa situação toda como uma lição para o profissional do setor.

"Esse encerramento é mais uma reflexão que fica sobre a vida e o mundo. As coisas vão e vêm e têm seus períodos. São ciclos. Quem trabalha com Turismo sabe disso. Em um ano o destino está na crista da onda e de repente uma questão climática, uma epidemia, uma crise na segurança pode por tudo por água abaixo. Empresas que dão lucros exorbitantes de repente entram em concordata... Temos de estar preparados, desde o setor que trabalha com corporativo até o lazer."

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