Filip Calixto   |   28/02/2025 11:35
Atualizada em 28/02/2025 11:43

Aeroporto de Porto Alegre ampliará posições para aeronaves de grande porte

Em março, terminal gaúcho terá mais três posições para aeronaves de grande porte

Eduardo Oliveira/MPor
A ampliação do pátio, que já possuía duas posições para esses equipamentos, agora contará com cinco, permitindo que mais aeronaves de grande porte sejam estacionadas simultaneamente
A ampliação do pátio, que já possuía duas posições para esses equipamentos, agora contará com cinco, permitindo que mais aeronaves de grande porte sejam estacionadas simultaneamente

O Porto Alegre Airport (Aeroporto Salgado Filho) passará a contar com mais três posições para aeronaves de grande porte a partir de março, um passo importante para a melhoria da infraestrutura do terminal. A ampliação do pátio, que já possuía duas posições para esses equipamentos.

As obras - que acontecem no pátio do terminal e não na pista de pousos e decolagens - segundo comenta a Fraport Brasil em resposta à reportagem, faz parte de um plano de investimentos para o terminal e não está relacionada à enchente de maio de 2024.

Com o novo arranjo, o terminal será capaz de receber até cinco aeronaves de grande porte ao mesmo tempo. Estes aviões, como os modelos Eco (com envergadura de 52m a 64,9m) e Delta (de 36m a 51,9m), são capazes de transportar um maior número de passageiros ou cargas, proporcionando mais flexibilidade para as aéreas.

"Essa ampliação traz mais flexibilidade ao nosso pátio. Com ela, seremos capazes de atender até cinco grandes aeronaves simultaneamente, o que é muito atrativo para as companhias aéreas, já que elas poderão realizar voos com equipamentos maiores, transportando mais passageiros e cargas. Isso também abre possibilidades para a expansão de rotas de longo alcance a partir de Porto Alegre"

Diógenes Sartor, gerente de Planejamento da Fraport Brasil.

Além disso, o aeroporto já conta com 10 pontes de embarque (conhecidas como fingers), adequadas para o desembarque simultâneo de passageiros em dois pontos das aeronaves de grande porte. O pavimento das novas posições receberá concreto rígido, adequado para suportar o peso dessas aeronaves, e as obras serão finalizadas em março, sem causar impactos na operação do aeroporto.

Com a ampliação, Porto Alegre passa a contar com 24 posições para aeronaves de aviação comercial, reforçando sua capacidade de atender a um número maior de voos internacionais e nacionais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados