Fraport entrega recuperação total da pista do Salgado Filho no prazo previsto
Concessionária prepara últimos detalhes para retomar voos internacionais e 100% da capacidade operacional
A Fraport Brasil seguiu o planejado e entregará a totalidade da pista e pouso e decolagem do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com 3,2 mil metros, no dia 16 de dezembro. Esta foi a data estipulada pela concessionária para retomar 100% da sua capacidade operacional.
A etapa de pavimentação e de recolocação das diferentes camadas de asfalto já foi concluída. Nos próximos dias, serão finalizadas as etapas de sinalização horizontal, sinalização vertical/balizamento e a instalação dos instrumentos de auxílio à navegação aérea.
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira está agendado para realizar as aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem no próximo dia 09 de dezembro. Essa é a etapa final para homologação da pista e da cabeceira 11.
As taxiways (vias de acesso entre a pista e pátio de aeronaves) A, B, J, C e P, bem como a K, H e L, de acesso para a Aviação Geral, também serão entregues na data prevista. A partir desta etapa, o aeroporto passará a oferecer 13 posições de estacionamento para aeronaves, além da volta ao funcionamento 24 horas por dia.
Essa expansão permitirá que as companhias aéreas, conforme planejamento e estratégia, ampliem o número de voos com origem e destino ao Porto Alegre Airport.
Volta dos voos internacionais
Além da pista completa, a Fraport Brasil entregará, no dia 16, a área internacional, incluindo os espaços para operação das autoridades alfandegárias – estruturas e equipamentos para Polícia Federal, Receita Federal, Vigiagro e Anvisa – a sala de embarque e desembarque, o que permite a retomada dos voos internacionais.
Previsto para dia 19, o primeiro voo internacional será operado pela companhia aérea Copa Airlines. Já no dia 2 de janeiro de 2025, serão retomados os voos de Porto Alegre para Lima, no Peru, e no dia 03, para Santiago, no Chile. Ambos os voos são operados pela Latam Airlines. E no dia 3, a Aerolíneas está de volta.