Governo de PE e companhias aéreas debatem amanhã (19) a retomada dos voos para Noronha
Mesmo com anúncios recentes, nenhuma aérea está autorizada pelo Governo do Estado a operar jatos na ilha
![A boa notícia até agora é que as obras de revitalização do eixo central da pista do aeroporto de Noronha já estão finalizadas](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/441335/38cc1f5a99168a708466500521454c66default/0,0,1206,720/1206,720,1/0/default.jpeg)
O aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, não recebe voos de aeronaves a jato, como o Boeing 737 e toda a família do Airbus A320, desde 12 de outubro de 2022. A decisão foi tomada, na época, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), citando a segurança como prioridade das operações.
Mais de dois anos se passaram e, desde então, apenas aeronaves menores, como os modelos ATR turboélice de Azul e Voepass, podem pousar no aeroporto da ilha pernambucana. A "pergunta do milhão" hoje é quando as companhias aéreas terão autorização para voltar a operar voos regulares com jatos em Noronha?
Nesta quarta-feira (19), está agendada reunião do Governo de Pernambuco com companhias aéreas para discutir todos os aspectos envolvidos, incluindo o início da venda de bilhetes. Após o encontro, o Governo de Pernambuco fará os ajustes necessários para as autorizações e para garantir o desenvolvimento sustentável da ilha, sempre respeitando seus limites naturais e preservando esse patrimônio único.
"Após interlocuções e visitas técnicas envolvendo Anac, operador aeroportuário e empresas aéreas, concluiu-se que a partir de abril de 2025 o Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar as operações comerciais com aeronaves a jato, desde que as obras de revitalização estejam concluídas e homologadas pela Agência"
Anac, em comunicado oficial ao Portal PANROTAS
A boa notícia até agora é que as obras de revitalização do eixo central da pista do aeroporto de Noronha já estão finalizadas. Inclusive, fontes ligadas à PANROTAS revelam que a própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já começou a realizar inspeções técnicas na ilha.
Enquanto isso, a Latam, em setembro do ano passado, e a Gol, na última sexta-feira (14), já anunciaram seus voos para Fernando de Noronha. A Latam, que terá operações inéditas no destino, foi obrigada a suspender a venda de bilhetes aéreos, enquanto a Gol iniciou a sua comercialização, para voos em abril, na última semana.
Apesar disso, o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha e da Empetur, informa que até o momento, nenhuma companhia aérea está autorizada pelo Governo do Estado de Pernambuco a operar voos a jato para a ilha.
O governo informou ainda que informa que, "à luz da conclusão da pavimentação do eixo central da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, vem mantendo diálogo com as companhias aéreas, com a concessionária responsável pela operação do aeroporto e com o ICMBio para definir a malha aérea que atenderá a ilha, sempre priorizando o equilíbrio entre a preservação ambiental e o turismo sustentável".
O Portal PANROTAS já procurou Gol e Latam e atualizará esta reportagem assim que obtiver retorno.