Pedro Menezes   |   10/01/2025 11:56

Governo do RN e Infraero debatem melhorias no aeroporto de Mossoró

A Infraero está realizando diversas obras no Aeroporto de Mossoró com o objetivo de qualificar o terminal


Divulgação/Embratur
Os investimentos a serem realizados irão não apenas aumentar a capacidade operacional do aeroporto de Mossoró, mas também criar condições para a chegada de aeronaves de maior porte
Os investimentos a serem realizados irão não apenas aumentar a capacidade operacional do aeroporto de Mossoró, mas também criar condições para a chegada de aeronaves de maior porte

Poucos dias depois da Azul anunciar a suspensão de voos para Mossoró, o Governo do Rio Grande do Norte agora discute com a Infraero melhorias no aeroporto para fortalecer o turismo potiguar.

Nessa quinta-feira (9), representantes da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur-RN), da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN) e da Secretaria de Infraestrutura do Estado se reuniram de forma estratégica com a Infraero para discutir ações que visam o fortalecimento e a modernização do terminal.

Os investimentos a serem realizados irão não apenas aumentar a capacidade operacional do aeroporto de Mossoró, mas também criar condições para a chegada de aeronaves de maior porte. Para tanto, foi destacado que, após a realização dos investimentos em infraestrutura, será possível dialogar com as companhias aéreas sobre a viabilidade de voos mais robustos.

“Esta reunião destaca o compromisso do governo para a interiorização do Turismo no Rio Grande do Norte, com foco na operacionalização do Aeroporto de Mossoró. As melhorias estruturais que estão sendo implantadas pela Infraero, como o reforço da pista e a ampliação da infraestrutura de segurança, são essenciais para atrair novas companhias aéreas e aumentar a conectividade da região. Nosso objetivo é transformar Mossoró em um polo turístico ainda mais atrativo, permitindo que voos maiores possam operar na região beneficiando toda a economia local, diante do potencial dos municípios”

Secretária de Turismo do RN, Solange Portela

Durante a reunião, foi abordada a questão da suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto de Mossoró, por motivos de falta de aeronaves e de peças para manutenção, segundo a companhia. A situação é reflexo de uma tendência maior, com 13 bases deixando de operar por motivos semelhantes, afetando principalmente rotas em estados como Santa Catarina e Ceará.

“Uma sequência de fatalidades interromperam o bom crescimento do fluxo de passageiros do aeroporto de Mossoró. Em junho de 2024 já havíamos voado mais passageiros que em todo 2023. O acidente da voepass no sudeste inviabilizou a continuidade da operação da cia no segundo semestre e, agora, a crise na cadeia de suprimentos da aviação, oriunda ainda da pandemia, afetou as aeronaves ATRs da Azul, que descontinua a operação em Mossoró. Os investimentos no aeroporto que permitirão receber aeronaves maiores será um marco para a conectividade da região da costa branca com o mercado nacional e, por isso, a nossa expectativa continua positiva com o incremento de novas operações já sinalizadas pelo interesse de mais de uma companhia aérea brasileira”

Diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes

Para o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, “o planejamento feito para o Aeroporto de Mossoró está sendo executado. Em 2024, foram R$ 30 milhões investidos para que a infraestrutura esteja disponível para as empresas aéreas operarem dentro das suas estratégias comerciais”.

Melhorias em andamento

A Infraero está realizando diversas obras no Aeroporto de Mossoró com o objetivo de qualificar as áreas de pouso e decolagem, de movimentação e estacionamento de aeronaves, a segurança patrimonial e a inspeção de segurança operacional.

Em julho de 2024, foi concluída a obra de reforço e recapeamento da pista de pouso e decolagem (com execução de grooving na pista), das pistas de táxi e do pátio de aeronaves e implantação de nova sinalização horizontal.

Estão em andamento as seguintes obras, com previsão de conclusão no 1º semestre de 2025:

  • Implantação de novo cercamento patrimonial e construção de via de serviço do sítio aeroportuário.
  • Implantação de novo balizamento, subestação e iluminação do pátio.
  • Implantação de PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) em ambas as cabeceiras da pista de pouso e decolagem.
  • Reforma no terminal de passageiros

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados